36 semanas de gravidez são 9 meses
À medida que as semanas passam, o seu útero prepara-se para o parto. As falsas contrações do parto (ou contrações de Braxton-Hicks) tornam-se mais frequentes e pode sentir pequenas vibrações elétricas nas pernas e na vagina.
O bebé acomoda-se na sua bacia, pronto para nascer. O aumento da pressão sobre o baixo ventre aumenta a vontade de ir à casa de banho. A falta de espaço no útero torna todos os movimentos do bebé mais visíveis: pode ver a forma do seu pé, sentir pequenos pontapés e joelhadas nas costelas.
Para a maioria das mulheres que esperam o seu primeiro filho, a ansiedade em relação ao trabalho de parto aumenta. As emoções estão à flor da pele. Pode sentir-se mais irritada, cansada e sem energia.
Se já teve filhos e uma história complicada de parto, também se pode sentir mais ansiosa. Converse com o seu médico sobre o que pode acontecer e prepare-se para os vários cenários possíveis.
Se se sentir triste, confusa com os seus sentimentos ou deprimida, fale com o seu médico. Estes sentimentos podem prolongar-se, ou mesmo agravar, depois do nascimento do bebé, momento em que precisa de se sentir bem consigo e feliz para que consiga cuidar do seu bebé e de si.
O bebé tem os reflexos, comportamento e aspeto de um recém-nascido. Continua a ganhar peso e a crescer, apesar de o fazer a um ritmo menor.
O seu sistema nervoso está já muito desenvolvido, embora o cérebro continue a desenvolver-se pelos primeiros anos de vida. Os estímulos proporcionados no 1º ano de vida são particularmente importantes para o desenvolvimento harmonioso de todas as capacidades do bebé.
Ao contrário do que se acreditava há alguns anos, o bebé não é um ser passivo, que se limita a comer e a dormir durante todo o dia. Desde o momento em que nasce, está atento e recetivo a todos os estímulos e depressa se desenvolve. Nos primeiros 12 meses de vida, o bebé desenvolve-se a um ritmo verdadeiramente alucinante.
O sistema imunitário ainda está no estado embrionário e os pulmões estão a preparar-se para inspirarem oxigénio após o nascimento.
Se nascesse nesta semana, ainda seria considerado prematuro.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.
Tudo sobre as 36 semanas de gravidez
O seu bebé
O seu corpo
Gravidez semana a semana
Gravidez Lunar
Gravidez por trimestre
- Consultas e exames do 3º trimestre da gravidez
- Medo do parto
- Controlar a dor do parto
- Os partos: normal e cesariana
- 6 Coisas que os bebés aprendem na barriga da mãe
- Cuidados com a pele da barriga na gravidez
- 10 Coisas que nunca lhe disseram antes de ser mãe
- Sinais de alarme na gravidez
- Os primeiros dias com o bebé