O corpo da mulher na 15ª semana da gestação
Se o desejar, dê livre expressão à sua sexualidade. Alguns casais têm receio de magoar o bebé. Mas não se preocupe com isso. Ele está bem protegido no aconchego do seu útero.
A abstinência pode ser recomendada em casos de trabalho de parto pré-termo (na segunda metade da gravidez) e de placenta prévia (placenta de implantação baixa, cobrindo a abertura do útero).
Com o crescimento da barriga poderá ter dificuldade em encontrar uma posição confortável para dormir. Teste a posição que funciona melhor para si. Este incómodo vai acompanhá-la até ao fim da gravidez e agravando-se à medida que o volume da barriga aumenta.
A prisão de ventre e as hemorroidas na gravidez são uma das queixas mais frequentes. A alimentação pode ser uma boa aliada para as combater: fruta (kiwis, ameixas ou figos secos podem ser boas opções), legumes frescos e muita água ao longo do dia.
No caso das hemorróidas, fale com o seu médico para encontrar a forma mais indicada para a ajudar a diminuir o desconforto.
As alterações hormonais podem causar alterações na sua pele: pode ficar mais seca ou sensibilizada e podem aparecer marcas mais escuras (cloasma ou melasma). Depois da gravidez, estas manchas desaparecem.
Durante a gravidez, o aumento do volume do útero, da pressão por si exercida sobre a bexiga e o relaxamento dos músculos do pavimento pélvico podem originar pequenas perdas de urina ou incontinência urinária, especialmente quando tosse, espirra ou ri.
Para evitar o agravamento desta condição, exercite o períneo (região e conjunto de músculos localizada na base da pélvis entre a vulva e o ânus) através de uns exercícios simples mas muito eficazes (exercícios de Kegel).
Dicas e sugestões
- Aproveite todos os momentos para descansar e relaxar;
- Talvez esteja na altura de rever a lista de compras para o bebé e percorrer algumas lojas;
- Podem começar a pensar nas alternativas para deixar o bebé na altura em que regressar ao trabalho. Apesar de ainda não estar a meio da gravidez, pode ser complicado conseguir inscrever o seu filho na sua área de residência se deixar passar muito mais tempo.
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.