O corpo da mulher na 16ª semana da gestação
A altura do útero é, agora, de 14 centímetros. A pressão que o bebé exerce sobre o diafragma e que diminui o espaço para a dilatação dos pulmões quando inspira, pode fazer com que sinta alguma dificuldade em respirar.
A dificuldade em dormir poderá deixá-la exausta e irritada com as situações mais banais. A sensibilidade está à flor da pele. Tenha calma e respire fundo. Descanse sempre que tiver oportunidade, relaxe e, se ajudar, durma virada para o lado esquerdo, para se sentir mais confortável e facilitar a oxigenação.
Caso surjam perturbações urinárias e problemas genitais, deve informar o seu médico assistente e esclarecer todas as dúvidas.
Se ainda não sentiu os movimentos do seu bebé, é possível que os consiga perceber por esta altura. Como a estrutura óssea do bebé continua a endurecer, os seus movimentos poderão tornam-se mais perceptíveis.
O fluxo de sangue no seu útero é 5 vezes superior ao normal (ou seja, antes da gravidez). Desta forma, o seu organismo garante que o seu bebé recebe todos os nutrientes e o oxigénio necessários para se desenvolver.
Não se esqueça de continuar a praticar os exercícios de Kegel para melhorar o tónus e a força do pavimento pélvico.
Dicas e sugestões
- Poderá ter que ir novamente às compras para si. O aumento do volume da barriga a isso pode obrigar;
- É fundamental que compre bons soutiens, que garantam conforto e um bom apoio ao peito em crescimento;
- Se fizer análises ao sangue, e de acordo com os resultados, poderá ter a necessidade de tomar ou não suplementos vitaminicos.
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.