Nem todas as mulheres sentem o bebé mexer na mesma altura sem que isso indique a existência de qualquer sinal que possa haver algum problema com o bebé.
Normalmente, uma mulher que já tenha tido um filho reconhece mais cedo os movimentos do bebé. No início, estes movimentos podem mesmo confundir-se com gases e passarem despercebidos.
Quando sentirei o bebé a mexer?
Poderá começar a sentir o seu bebé algures entre as 18 e as 22 semanas da gravidez (entre o 4º e o 5º mês de gestação). Contudo, não se preocupe se isso não acontecer.
Os movimentos do bebé só se começam a sentir algum tempo depois de terem começado. Só quando o bebé cresce o suficiente para tocar na parede uterina, começará a sentir os seus movimentos.
O facto de sentir ou não o bebé a mexer depende da direção a da intensidade dos movimentos. Se o bebé estiver virado para trás e lhe der pontapés na coluna não vai ter a mesma sensação de quando o bebé está virado para a frente e lhe dá pontapés na barriga ou nas costelas.
Se o bebé estiver muito agitado, poderá acalmá-lo falando com ele ou acariciando a barriga. O bebé movimenta-se por vários motivos sendo um deles o próprio estado emocional da mãe.
Se estiver ansiosa ou a sofrer com stress, o seu bebé também ficará mais agitado. Se for o caso, procure um local sossegado e tente praticar alguns exercícios de relaxamento.
Os primeiros movimentos fetais são, normalmente, detetados pela mãe entre as 18 e as 22 semanas de gravidez.
Habitualmente, trata-se de um ligeiro vaivém que, nas semanas seguintes, se irá transformar em movimentos cada vez mais decididos, percetíveis até mesmo do exterior, apoiando a mão sobre a barriga.
É um momento emocionante e também muito importante, pois a regularidade dos movimentos do feto será um dos sinais mais importantes do seu bem-estar.
O feto realiza todo o tipo de exercícios “aquáticos”: estica as pernas e os braços, abre e fecha as mãos, trepa pelas paredes do útero e roda sobre si próprio.
A altura de maior movimento é à noite (entre as 10 horas da noite e a meia noite); ao amanhecer é quando está mais tranquilo. Estas alterações de ritmo estão relacionadas com as variações hormonais do sangue da mãe.
In “Consulta pré-natal”, Dr. Armando Manuel Rainha Fernandes, Especialista em Pediatria Médica
Em caso de dúvida ou de inquietação, fale com o seu médico para que possa viver a sua gravidez tranquilamente.