O corpo da mulher na 22ª semana da gestação
O útero expande-se para além do limite da pélvis. A cintura fica cada vez menos definida e a barriga mais saliente.
O aumento da pressão exercida pelo bebé sobre a barriga faz com que o umbigo comece a desaparecer. Depois do parto, voltará ao normal.
O seu volume sanguíneo já aumentou 20% desde o início da gravidez. Este aumento provoca a diminuição da taxa de ferro e que está na origem da anemia fisiológica da gravidez.
Se for necessário, o seu médico irá prescrever um suplemento de ferro. O cansaço pode ser um sintoma da diminuição de ferro. Não se esqueça de o referir ao seu médico para correta avaliação.
As mudanças hormonais e/ou necessidades do organismo podem levar a que sinta uma vontade inexplicável de comer um determinado alimento. Com certeza já sentiu esta necessidade nos dias que antecedem o período menstrual.
À medida que a data do parto se aproxima, poderá sentir alguma ansiedade em ter tudo pronto e começar a fazer listas de cabeça. O próprio parto também é motivo para se sentir mais apreensiva, especialmente se está grávida do seu primeiro filho.
Aproveite as aulas de preparação para o parto para conversar com outras grávidas e para se informar como tudo vai acontecer. Prepare-se o melhor que puder. Se estiver bem informada sobre o processo físico do parto, enfrentará cada uma das fases com mais tranquilidade e segurança.
Entre as 20 e as 22 semanas irá realizar a 3ª consulta de vigilância da gravidez.
Dicas e sugestões
- Se precisar de viajar, deve tomar algumas medidas de precaução: tente fazer paragens para descansar, leve consigo água engarrafada e algumas bolachas de água e sal. É provável que enjoe quando antes não acontecia;
- Se vai viajar de avião ou de barco, é conveniente confirmar as condições da companhia para grávidas;
- Cuide de si e mime-se. Reserve algum tempo para fazer o que lhe dá mais prazer e para estar com as suas amigas;
- Se trabalha, saia mais cedo de casa. O stress adicional provocado por atrasos e imprevistos deve ser evitado;
- Por esta altura, já deverão ter decidido onde ficará o bebé quando regressar ao trabalho;
- Se tiver um ou mais filhos, com a barriguinha a crescer, é natural que surjam perguntas. Prepare o(s) seu(s) filho(s) para o nascimento do irmão. Envolva-o(s) nos preparativos para a sua chegada e partilhe com todas as emoções que está a sentir em família.
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.