O corpo da mulher na 25ª semana da gestação
Além dos desconfortos que já conhece, é possível que sinta dor e formigueiro nas mãos, pulsos e dedos.
Sempre que sentir vontade de ir à casa de banho, não faça resistência. Tente esvaziar completamente a bexiga para prevenir infeções do trato urinário, muito frequentes na gravidez.
A vontade frequente e a sensação de urgência para urinar, poderão já ser sintomas de infeção urinária, bem como a sensação de ardor, odor intenso e desagradável ou dor ou dificuldade em urinar. Procure ajuda médica imediata se sentir algum destes sintomas.
Até à 28ª semana irá fazer o rastreio da diabetes gestacional, detetada através do aumento da taxa de açúcar no sangue.
A pele da zona genital e da auréola dos mamilos pode escurecer. Esta alteração também se deve às alterações hormonais típicas da gravidez que induzem o aumento da produção de melanina.
Podem aparecer manchas na pele (cloasma ou melasma) especialmente no rosto, nas axilas e nas pernas. Estas manchas podem tornam-se mais evidentes à medida que a gravidez progride mas tendem a desaparecer no final da amamentação.
Com o aumento do peso da barriga poderá sentir dores nas costas, cãibras nas pernas e pressão na pélvis. Estes sintomas têm tendência para se acentuarem nas próximas semanas e até ao fim da gravidez.
Dicas e sugestões
- A capacidade auditiva do seu bebé está estabelecida. Para além dos ruídos do seu corpo, já consegue ouvir sons extra uterinos reagindo a vozes familiares. Converse com ele e envolva o seu companheiro nessa experiência. Ao nascer, o bebé reconhecerá a sua voz e a do seu companheiro, o que lhe transmitirá confiança, conforto e sentido de pertença;
- Provavelmente já preparam o quarto para o bebé. Irá passar bons momentos a preparar e a organizar tudo o que precisa para a chegada o bebé a casa;
- Se ainda não adquiriram os equipamentos (cadeira do automóvel e o carro de passeio), está na hora de começar a procurar.
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.