O corpo da mulher na 6ª semana da gestação
Esta semana já poderá notar o seu peito mais firme e cheio, à medida que se prepara para a amamentação. O aumento do fluxo sanguíneo escurece os mamilos e os pequenos vasos sanguíneos ficam mais visíveis.
Apesar de ainda faltar muito tempo para o nascimento do bebé, por volta do terceiro mês, o seu peito pode começar a produzir colostro, o primeiro leite materno. Existem discos próprios que pode adquirir para evitar manchar a roupa.
Com o peito a crescer e a ficar mais pesado, convém comprar um sutiã específico que dê bom suporte ao peito e às costas. Há várias alternativas no mercado. Experimente vários modelos para ver com qual se sente mais confortável.
Entretanto, prepare os mamilos para a amamentação, hidratando-os todos os dias.
As alterações hormonais podem causar ainda algum mal-estar, como enjoos ou náuseas.
A sua frequência cardíaca aumenta e atinge o máximo entre as 16–28 semanas, permanecendo elevada até à 30ª semana, altura em que diminui pela pressão exercida pelo peso do bebé sobre a veia cava, o que provoca a diminuição do retorno venoso das pernas para o coração.
Esta pressão também pode ter como consequência o aumento do desconforto nas pernas e o agravamento de derrames ou varizes. Para as evitar, é importante que se mantenha ativa e vigilante quanto à alimentação e evite o ganho excessivo de peso.
Se ainda não marcou a sua primeira consulta de vigilância da gravidez deverá fazê-lo agora para data entre as 8–12 semanas.
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.