O corpo da mulher na 8ª semana da gestação
Cuide da sua alimentação. Durante a gravidez, os seus hábitos alimentares refletem-se não só no seu organismo mas também no crescimento e desenvolvimento do bebé. Não se esqueça de que, durante a gestação, o bebé depende totalmente de si para obter todos os nutrientes.
Siga um programa de exercício físico adequado. Caminhar, fazer alongamentos ligeiros e relaxar melhora o estado físico geral, favorece a circulação sanguínea, relaxa o corpo e a mente, aumenta a tonicidade e a elasticidade muscular (tão importantes para o parto e para a ajudar na recuperação da forma física pós parto) e ainda a ajuda a combater a fadiga.
Podem aparecer manchas na pele (melasma) tipicamente associadas à gravidez. Para as evitar deve usar protetor solar em todos o corpo, e em especial nas áreas expostas. Hidrate a sua pele diariamente para prevenir o aparecimento de estrias. Use cremes gordos ou óleos naturais para massajar a pele.
Primeira consulta pré-natal
Prepare-se para a primeira consulta pré-natal recolhendo a história de saúde familiar para não se esquecer de algum detalhe importante. Nesta primeira consulta, irá receber o Boletim de Saúde da Grávida onde serão registadas todas as avaliações clínicas que efetuar ao longo da gravidez e a deve acompanhar para todo o lado, especialmente se tiver que ir ao hospital ou para as consultas pré-natais.
Nesta consulta o seu médico vai estimar a data provável do parto e proceder a rotinas como:
- Avaliar a tensão arterial e peso;
- Pedir testes à urina e ao sangue;
- Palpar o seu abdómen para medir a altura do útero e avaliar a posição e o tamanho do bebé;
- Auscultar os batimentos cardíacos fetais;
- Realizar exames ginecológicos no início e final da gestação;
- Rastrear infeções e solicitar uma ecografia em cada trimestre da gravidez.
Contacte o médico ou o serviço de urgência hospitalar no caso de:
- Corrimento vaginal anormal, acompanhado de ardor ou perda de sangue;
- Febre;
- Dor ou ardor ao urinar;
- Cólicas abdominais;
- Vómitos persistentes;
- Enxaquecas;
- Perturbações da visão ou diminuição dos movimentos fetais (apenas percetíveis a partir do quarto mês).
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.