Durante a gravidez, será submetida a uma série de exames e análises com vista a diagnosticar o mais cedo possível qualquer eventual complicação, para si ou para o seu bebé.
O tipo de análises e o número de vezes que terá que as realizar varia de acordo com a sua histórica clínica e com a forma como a própria gravidez decorre.
Converse sempre com o seu médico sobre os resultados obtidos. Poderá ter que alterar alguns hábitos e rotinas para ter uma gravidez mais tranquila. Encare esta necessidade como uma oportunidade para adquirir hábitos de vida mais saudáveis que pode prolongar para além do tempo da gestação.
Hemograma
Exame que deteta eventuais anemias (défice de ferro que ocorre quando não há células sanguíneas suficientes) ou infeções.
Tipo de sangue
Exame que determina se o Rh materno é positivo ou negativo e se é compatível com o do pai. O seu médico poderá recomendar um teste ao fator Rh na primeira consulta pré-natal caso subsista alguma dúvida quanto ao tipo de sangue dos pais. O teste do fator Rh é um exame básico ao sangue que indica se o seu sangue é Rh positivo ou Rh negativo.
Glicemia em jejum
Exame que mede o nível de açúcar no sangue e deteta a eventual presença de diabetes (diabetes gestativa).
Urina tipo II
Este exame permite diagnosticar complicações renais, hipertensão arterial e pre-eclampsia (síndrome que ocorre unicamente na gravidez e que se caracteriza pela subida da pressão sanguínea, dores de cabeça persistentes, proteinúria, aumento excessivo de peso e do inchaço das pernas e dos pés).
Urocultura
Exame que permite detetar eventuais infeções urinárias.
Creatininemia
Exame que permite avaliar a função renal.