O cálculo da data prevista para o parto é uma data aproximada uma vez que a maioria dos bebés nasce entre as 28 e as 42 semanas. Ainda assim, é um marco importante na gravidez porque ajuda os pais a calendarizar os preparativos para a chegada do seu bebé.
A data provável para o parto é calculada com base no primeiro dia do último ciclo menstrual, caso a mulher o tenha presente. Contudo, face a ciclos muito irregulares, desconhecimento da data do último período menstrual ou da data da conceção, o médico tem outras formas de fazer o cálculo.
Data prevista para o parto
A data prevista para o parto é exata?
A data prevista para o parto é, tal como o nome indica, uma previsão. De acordo com a maior parte dos estudos, apenas um em cada 20 bebés nasce na data prevista. Como uma gestação normal pode terminar entre a 38 e as 42 semanas, a maioria dos bebés nasce dentro deste intervalo de tempo.
Caso o bebé nasça antes das 37 semanas, é considerado um bebé prematuro. Se nascer depois das 42 semanas, é um bebé pós-termo.
Quando é calculada a data prevista para o parto?
Quando tiver a sua primeira consulta pré-natal, o seu médico irá fazer o calculo da idade gestacional e da data prevista para o nascimento, cálculos que serão posteriormente ajustados de acordo com o resultado da ecografia do 1º trimestre.
Como é calculada a data prevista para o parto?
Quando a mulher sabe a data do seu último período menstrual e tem ciclos regulares, a data provável para o parto é calculada com base no primeiro dia do último ciclo (ver fórmula abaixo).
Contudo, se a mulher tiver um ciclo muito irregular, não se lembrar da data do último período menstrual nem da data da conceção, o médico tem outras formas de fazer o cálculo.
Formula para cálculo da data prevista para o parto
Para calcular a data do parto, pode utilizar-se a formula abaixo, apesar de o resultado ser indicativo porque o bebé pode nascer antes ou depois da data prevista. Para além desta possibilidade, este tipo de cálculo funciona apenas se a mulher tiver um ciclo bastante regular. Quando o ciclo é irregular, a incerteza é ainda maior.
- Ao primeiro dia da última menstruação subtrair 3 meses
- Ao resultado obtido, adicionar 7 dias
Exemplo de cálculo
- Primeiro dia da última menstruação = 11 de fevereiro
- Subtrair 3 meses = 11 de novembro
- Somar 7 dias = 18 de novembro (data provável para o parto)
Calculo da data prevista para o parto num ciclo irregular
Se o seu ciclo é irregular, não se lembra da data da conceção nem do primeiro dia do último período menstrual, há outras pistas que podem ajudar o médico a realizar o cálculo:
- Tamanho do útero: através de um exame físico o médico avalia o tamanho do útero (ver Tamanho da barriga na gravidez mês a mês);
- Ecografia (ver Ecografias da gravidez);
- Primeiro batimento cardíaco do bebé: sendo que este é ouvido entre as 9 e as 12 semanas, com um Doppler;
- Primeiros movimentos do bebé: sentidos entre as 16 e as 22 semanas (ver Quando sentirei o meu bebé a mexer?);
- Altura do fundo do útero: até 12 semanas de gravidez não é possível apalpar o útero. A partir desta idade, é possível apalpar o útero que se situa logo acima da sínfise púbica (parte frontal do osso da pelve). Às 16 semanas, o útero pode ser apalpado a meio caminho entre a sínfise púbica e o umbigo. Com 20 semanas, o útero já se encontra à altura do umbigo.
Acerto do cálculo da data prevista para o parto
O cálculo definitivo da idade gestacional (idade gestacional definitiva) e da data provável para o parto é realizado na primeira ecografia, entre as 11-13 semanas e 6 dias da gravidez.
A estimativa é feita com base na medida do comprimento da cabeça ao rabo do embrião. Ainda assim, a data exata do parto é uma incógnita até ao fim da gravidez.
Veja como ultrapassar os enjoos e falta de apetite na gravidez, quando vai descobrir o sexo do seu bebé e os nutrientes essenciais na gravidez.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.