A gravidez não é impedimento para viajar de avião, seja por trabalho ou lazer.
Uma grávida com uma gravidez a decorrer sem problemas pode viajar de avião até às 36 semanas ou até 4 semanas da data provável para o parto, desde que o médico aprove.
Antes de viajar, fale com o seu médico e consulte a política e as recomendações da companhia aérea acerca do transporte de grávidas.
Viajar de avião grávida: políticas das companhias aéreas
Ryanair
No website Ryanair, informa-se que a partir das 28 semanas, a grávida é obrigada a apresentar uma carta de “Apta para voar” preenchida pela parteira / médico, a preencher no intervalo de duas semanas em relação ao voo e apresentada em qualquer balcão de check in e/ou porta de embarque.
Acrescenta que, para qualquer gravidez sem complicações não é permitido viajar para além das seguintes datas:
- Para qualquer gravidez única sem complicações, não é permitido viajar para além das 36ª semana de gravidez;
- Para qualquer gravidez de gémeos ou múltiplas sem complicações, não é permitido viajar para além da 32ª semana de gravidez.
TAP Portugal
Na TAP Portugal, a grávida pode viajar até às 36 semanas ou até 4 semanas antes da data prevista do parto para uma gravidez sem complicações. As grávidas de gémeos, trigémeos, etc., para uma gravidez sem complicações podem viajar até às 32 semanas.
Em algumas situações, como gravidez de risco e alto-risco, com mais de 36 semanas, existência de dúvidas sobre o tempo de gestação e sobre a data prevista do parto, entre outras, é necessária autorização prévia do médico TAP.
A TAP disponibiliza um impresso que permite ao departamento médico da companhia avaliar a aptidão para viajar de avião, emitindo as orientações necessárias para assegurar o conforto e segurança da grávida.
Depois de um médico da TAP analisar este documento, a passageira é informada se pode viajar em segurança e em que condições.
Azul – Linhas Aéreas Brasileiras
No website Azul – Linhas Aéreas Brasileiras, podem ler-se as regras para viajar na companhia numa gestação simples ou numa gestação múltipla (gémeos ou mais) e/ou gravidez de risco.
No caso de uma gravidez simples sem complicações:
- Não há necessidade de atestado médico ou Declaração de Responsabilidade até 28ª semana;
- Entre a 29ª e 35ª semana deve apresentar apenas o atestado médico autorizando a viagem;
- Entre a 36ª e 37ª semana deve preencher Declaração de Responsabilidade fornecida pela Azul nos aeroportos e apresentar atestado médico autorizando a viagem aérea;
- A partir da 38ª semana só pode viajar acompanhada pelo médico responsável.
No caso de uma gestação múltipla (gémeos ou mais) e/ou gravidez de risco:
- Não há necessidade de atestado médico ou Declaração de Responsabilidade até 28ª semana;
- Se viajar entre a 29ª e 31ª semana de gestação deve apresentar apenas o atestado médico autorizando a viagem;
- Entre a 32ª e 37ª semanas deve preencher Declaração de Responsabilidade fornecida pela Azul nos aeroportos e apresentar atestado médico autorizando a viagem aérea;
- A partir da 38ª semana, só pode viajar acompanhada pelo médico responsável.
Lufthansa
No website Lufthansa, pode ler-se que as passageiras grávidas com uma gravidez sem complicações podem viajar até ao final da 36ª semana de gravidez ou até quatro semanas antes da data prevista para o parto, sem atestado médico dum ginecologista.
No entanto, recomendam que as grávidas que já tenham passado a 28ª semana de gravidez tenham consigo uma carta do seu médico que deverá incluir as seguintes informações:
- Confirmação de que a gravidez está a correr sem complicações;
- A data prevista para o parto;
- O ginecologista deverá certificar expressamente que a gravidez da sua paciente não a impede de fazer uma viagem de avião;
- No caso duma gravidez de gémeos ou múltipla, é possível viajar de avião até ao final da 28ª semana de gravidez.
Antes de viajar fale com o seu médico, aconselhe-se sobre os cuidados a ter na viagem e no destino.
Fontes: Website Ryanair [consultado em 4 de fevereiro de 2017]; Website Lufthansa [consultado em 4 de fevereiro de 2017]; Website TAP Portugal [consultado em 4 de fevereiro de 2017]; Website Azul – Linhas Aéreas Brasileiras [consultado em 4 de fevereiro de 2017]