Entre as preocupações das futuras mamãs com o seu corpo, as estrias estão no topo da lista. Apesar da gravidez implicar alterações hormonais e aumento de peso, isso não quer dizer que as estrias não possam ser prevenidas e tratadas. Saiba como prevenir e tratar as estrias na gravidez.
Mas o que são as estrias? As estrias são uma cicatriz que resulta da rutura das fibras que dão sustentação e elasticidade à pele (colagénio e elastina). Estas fibras estão localizadas na derme, a camada profunda da pele.
Estrias na gravidez: prevenir e tratar
Por que aparecem as estrias?
As estrias aparecem devido a um efeito de estiramento muito rápido da pele, para além da sua capacidade de elasticidade, e à influência hormonal que altera a sua estrutura. A inflamação da pele e a incapacidade de se reestruturar conduz à formação de uma cicatriz, a estria.
Na gravidez, à medida que o peso aumenta, a pele estica para além do seu limite e a fibra elástica e o colagénio, que sustentam a camada mais profunda da pele, rompem. As estrias aparecem ou a agravam-se sobretudo nas zonas onde o ganho de peso é maior: barriga, peito, nádegas e coxas.
Estrias vermelhas e estrias brancas: qual a diferença?
As estrias vermelhas são cicatrizes recentes. A cor avermelhada deve-se à reminiscência de sangue no local na tentativa de minimizar a lesão.
As estrias brancas são mais tardias (existem há mais tempo) e resultam da compactação e cicatrização das células o que torna o tecido fibroso. As estrias brancas são mais difíceis de “disfarçar” porque estão num estado muito avançado e a regeneração da pele da zona afetada é mais difícil.
Existe tratamento para as estrias?
As estrias vermelhas (mais recentes, com irrigação sanguínea e células vivas) são mais fáceis de tratar do que as estrias brancas (mais antigas). No entanto, e de forma geral, são lesões irreversíveis e não existe um tratamento que faça a pele voltar ao seu estado anterior.
O objetivo dos tratamentos é melhorar o aspeto da pele e disfarçar o mais possível as estrias já existentes através da estimulação da formação de tecido colagénio.
A melhor forma de atuar contra as estrias é mesmo a prevenção com a vigia do peso e hidratar intensamente a pele através da utilização regular de óleos cosméticos e/ou cremes gordos desde o início da gravidez.
Como prevenir as estrias na gravidez?
Durante a gravidez é essencial que a pele receba os nutrientes necessários para ficar mais elástica e hidratada. Alguns cuidados diários, aliados aos benefícios cosméticos, permitem manter o conforto da pele, drenar os tecidos e relaxar os músculos, aumentando o seu bem estar físico e emocional ao longo de toda a gestação.
Como aumentar a resistência e a elasticidade da pele?
Para cuidar da pele e prevenir o aparecimento de estrias, o ideal é cuidar da pele diariamente com produtos adequados ao tipo, características e necessidades específicas da pele.
- Use e abuse de óleos (óleo de amêndoas doces, de sementes de uva ou girassol) e de cremes enriquecidos com óleos essenciais;
- Aplique um creme hidratante / óleo à noite com uma massagem suave e ligeira. Insista na zona da barriga, peito, nádegas e coxas;
- Evite banhos muito quentes que secam excessivamente a pele;
- Beba muita água ao longo do dia (pelo menos 2 litros), para ajudar a manter a pele hidratada e purificada;
- Não use roupa demasiado justa que dificulta a circulação local;
- Controle o aumento de peso;
- Pratique exercício físico na gravidez. Para além de melhorar a circulação sanguínea, previne alguns incómodos, como a prisão de ventre, o cansaço, o stress e a tensão emocional.
Como aplicar o creme?
O creme deve ser aplicado com movimentos circulares:
- Coxas: aplicar o creme no sentido ascendente, desde o joelho até à anca, por toda a perna.
- Abdómen: aplicar o creme de baixo para cima no sentido dos ponteiros do relógio.
- Seios: aplicar o creme do exterior para o interior, chegando até aos ombros.
- Ancas e nádegas: aplicar o creme com uma massagem circular, cobrindo toda a zona.
Para minimizar os riscos de alergia, escolha um creme simples, rico em elementos humidificantes como água e óleos, sem perfume, conservantes, ureia, lanolina, álcool ou outro ingrediente que possa sensibilizar ou irritar a sua pele. Evite mudar de marca ou usar produtos novos durante a gestação.
Há determinados ativos cosméticos que são contra indicados durante a gravidez porque podem não ser seguros para o bebé. Informe-se com o seu médico antes de fazer qualquer tipo de tratamento, mesmo preventivo.