Gripe ou constipação na gravidez? Nem sempre é fácil de identificar, mas é muito importante que o faça. Ter uma simples constipação é sempre desagradável. Ter uma gripe, pode mesmo ser uma situação potencialmente grave. Mas se tais doenças ocorrerem durante a gravidez há ainda mais coisas importantes a ter em conta. Por exemplo o simples facto de não poder ingerir determinadas medicações que ajudam a controlar os seus sintomas.
Na gravidez, perante sintomas mesmo que ligeiros, deve ser avaliada/medicada pelo seu médico de forma a evitar que evolua para situações mais graves para a sua saúde ou a do seu bebé.
Assim, se sentir algum sintoma associado a uma gripe ou constipação na gravidez, antes de ir à farmácia, consulte o seu médico para saber como atuar e que medicamentos são seguros para si.
Por que pode ter mais constipações ou outra infeção na gravidez?
Essencialmente porque o seu sistema imunitário está diminuído, o que a deixa mais vulnerável a agentes infeciosos.
A prevenção é a melhor maneira de se defender contra possíveis doenças que, mesmo não afetando o bebé, pode causar-lhe a si grande desconforto.
Será gripe ou constipação?
Por vezes as pessoas não sabem se estão perante uma constipação ou uma gripe. Como distinguir as duas?
Ambas são causadas por vírus. Há mais de 200 vírus que podem levar aos sintomas de uma constipação. O rinovírus é o mais comum e os sintomas normalmente duram uma semana. A gripe é causada apenas pelo vírus influenza. Existe 3 tipos: A, B e C.
Sintomas de uma constipação
- Dores de garganta ou sensação que está arranhada;
- Pingo no nariz;
- Nariz entupido;
- Dores ligeiras no corpo;
- Fadiga;
- Subferil/Febre ligeira (menos de 37,5 ºC) ou ausência da mesma.
Sintomas de gripe
- Febre (entre os 38ºC e os 40ºC);
- Dores de cabeça;
- Dores de garganta (que podem piorar ao 2º ou 3º dia);
- Dores musculares;
- Fraqueza e fadiga;
- Espirros e tosse;
- Náuseas e vómitos.
A gripe pode levar a algumas complicações como pneumonia, otite, ou mesmo infecção no sangue. E estando grávida o risco de complicações aumenta.
Apesar da constipação, por norma, não trazer consequências para o seu bebé, o mesmo já não se passa com a gripe, que pode levar a situações que coloquem em risco o bebé, como por exemplo o parto prematuro. Se estiver perante uma suspeita de gripe, deve sempre contactar o seu médico.
Gripe ou constipação na gravidez: como prevenir?
Vacina da gripe
Se estiver grávida, e sendo a gripe uma doença que pode ser grave, é aconselhável proteger-se a si e ao seu bebé. E uma vez que existe vacina contra a gripe, a principal medida para se prevenir contra a mesma é vacinar-se.
De acordo com a Direção-Geral da Saúde, algumas vacinas são consideradas seguras na gravidez. São o caso das vacinas contra o tétano, a gripe e a hepatite B. Estas vacinas podem ser administradas a partir das 12 semanas de gestação, e sempre com indicação médica.
Medidas de prevenção
Tanto a gripe como a constipação são provocadas por vírus que na sua maioria se transmitem através de partículas respiratórias. Pelo que estas doenças são facilmente transmissíveis se alguém perto de si tossir ou espirrar ou se contactar com superfícies ou objetos contaminados uma vez que estes agentes mantém-se vivos nas mãos ou superfícies durante um período de tempo.
Assim, para reduzir o risco de ser infectada, e de transmitir a outras pessoas, deverá:
- Lavar sempre muito bem as mãos com sabonete;
- Se possível, evitar estar com pessoas com sintomas de gripe;
- Limpar superfícies como o seu telemóvel, teclado do computador e puxadores das portas, que são um bom veiculo de transmissão deste vírus;
- Usar lenços quando tosse ou espirra e mal possa deita-los ao lixo;
- Evitar partilhar as toalhas de limpar as mãos;
- Evitar partilhar copos, pratos, talheres ou comida com alguém que tenha sintomas de gripe.
Outras medidas que podem ajudar a prevenir uma infecção:
- Descanse o suficiente;
- Tente ter uma alimentação saudável e, mesmo que não tenha muito apetite, alimente-se de 3 em 3 horas;
- Tente comer citrinos (laranjas, tangerinas,..) ou comer outros frutos e legumes ricos em vitamina C;
- Beba muita água para se manter bem hidratada.
Gripe ou constipação na gravidez: tratamento
Tanto a gripe como a constipação são causadas por vírus, pelo que não necessitam de tratamento com antibiótico (uma vez que estes apenas atuam nas bactérias). No entanto, por vezes, após uma simples constipação, pode haver uma infecção com uma bactéria. E aí sim, um antibiótico poderá estar indicado.
Deverá contactar o seu médico e seguir as suas orientações, e caso haja agravamento dos sintomas/queixas deverá voltar ao médico.
Gripe ou constipação na gravidez: aliviar os sintomas
Como ajudar a desentupir o nariz?
Caso o nariz fique entupido, pode usar uma solução salina – são de venda livre nas farmácias – para manter as fossas nasais húmidas e conseguir respirar melhor.
Dormir com a cabeça elevada também pode ser uma boa ajuda. Se conseguir respirar melhor vai sentir-se mais confortável.
Não use um descongestionante nasal sem perguntar ao seu médico.
Como aliviar a dor de garganta e a tosse?
Se sentir dor ou desconforto da garganta, ou se tem tosse, pode experimentar beber uma mistura de água quente com mel e limão. Também pode gargarejar com água salgada – um quarto de colher de chá de sal para 300 mililitros de água morna.
Como baixar a febre?
Se a febre for elevada, deve ligar ao seu médico assistente, e seguir as suas indicações.
Aproveite as consultas de seguimento da gravidez para esclarecer que medicações pode tomar se tiver algum sintoma de constipação. Poderá tomar paracetamol (1 grama), mas deve confirmar esta possibilidade com o médico uma vez que a automedicação está completamente contra-indicada na gravidez.
Tome um banho com água morna e use vestuário ligeiro para tentar baixar a febre.
Na gravidez não deve tomar aspirina nem ibuprofeno a não ser que especificamente indicado pelo seu médico.