Os cabelos mudam na gravidez?
A estrutura do cabelo pode alterar-se na gravidez, sobretudo, pelo efeito das profundas alterações hormonais que marcam todo o período de gestação. A intensa produção de estrogénio, também se reflete na estrutura do cabelo, que pode mudar.
As alterações do cabelo são variáveis. Algumas mulheres com cabelos crespos, ficam com eles mais lisos, outras que os têm finos podem ficar com uma cabeleira mais volumosa. Outros ficam mais quebradiços, ou abundantes, ou opacos, ou sedosos ou com a raiz oleosa.
Após o nascimento, com a queda da produção hormonal e o próprio parto, pode notar uma queda acentuada de cabelo, particularmente, entre o 3º e os 12 meses de vida do bebé, e que demora mais tempo a crescer. É normal que assim seja.
Para o fortalecer, faça uma alimentação equilibrada durante a gravidez, rica em vitamina D e ómega 3. Se a queda for intensa e a preocupar, fale com o seu médico. Poderá ser benéfico recorrer a um suplemento alimentar que reforce e fortifique a estrutura dos cabelos.
Se pinta o cabelo, escolha produtos naturais, à base de hena e, se possível, evite fazê-lo no primeiro trimestre da gravidez, período mais crítico do desenvolvimento fetal e quando os principais órgãos do bebé estão em formação.
Se ainda não está grávida, mas planeia engravidar em breve, pinte o seu cabelo num tom o mais próximo possível da sua cor natural. Assim, a qualquer momento, pode deixar de o pintar evitando que as raízes fiquem com uma cor muito diferente do resto do cabelo à medida que este for crescendo.
Leia também