A gravidez, na grande maioria das vezes, é um período mágico e de enorme felicidade na vida de um casal. É sempre com muita expectativa e carinho que os pais procuram planear ao pormenor durante 9 meses a chegada do seu bebé.
A forma como vive a sua gravidez e viverá o seu parto vão influenciar a relação com o seu bebé. O bebé sente todas as emoções vividas pela mãe.
Desde muito cedo e ainda na barriga da mãe, o bebé demonstra que está atento ao mundo exterior: assusta-se com os barulhos mais intensos, tapa a cara se uma luz forte o incomodar, dá pontapés ou fica muito quieto quando se acaricia a barriga e, por isso, é tão importante viver uma gravidez tranquila.
O corpo da mulher está preparado para uma gravidez e, normalmente esta decorre sem sobressaltos. Contudo, e particularmente numa primeira gravidez, deve estar atenta aos sinais que o seu corpo lhe envia e recorrer ao seu médico se alguma coisa a preocupar ou se sente que algo não está bem, consigo ou com o seu bebé.
Não sinta vergonha de fazer perguntas e esclarecer dúvidas, mesmo as que lhe parecem menos oportunas ou ridículas. Estar bem informada deixa-a mais tranquila e segura mas, também, alerta para os sinais de alarme que a devem levar a procurar ajuda médica.
Quando recorrer de imediato ao hospital?
- Hemorragia vaginal – pode indicar descolamento da placenta ou início de parto;
- Perda de líquido pela vagina – pode ser um sinal de rutura de bolsa de água;
- Corrimento vaginal com prurido/dor;
- Dores abdominais – podem indicar uma gravidez ectópica;
- Arrepios ou febres – podem indicar uma infeção;
- Dor/ardor ao urinar – sintomas de uma infeção urinária;
- Vómitos persistentes – embora os vómitos sejam comuns no 1º trimestre da gravidez (1ª à 13ª semana), se forem persistentes podem indicar hiperemese gravídica e levar à desidratação;
- Dores de cabeça fortes ou contínuas;
- Perturbações de visão, visão dupla, ou embaciada com pontos brilhantes – que podem ser um sinal de pré-eclâmpsia;
- Diminuição dos movimentos fetais – podem indicar que o bebé se encontra em sofrimento;
- Contrações ritmadas antes da 37ª semana da gravidez – indicador de que o início do trabalho de parto pode estar para breve.
Uma gravidez esclarecida é uma gravidez feliz!
Criámos para si um Guia de Preparação para o Parto, com dicas, sugestões e informações importantes para um dos momentos mais felizes da sua vida! Consulte aqui: Guia de Preparação para o Parto.