Um dos aspetos abordados no curso de preparação para o parto é a respiração. A respiração no trabalho de parto normal é importante a vários níveis. Se planeia ter companhia na sala de partos, poderá treinar a respiração com essa pessoa durante a gravidez para ela saiba como a incentivar a respirar corretamente quando chegar o grande momento.
Quando se concentra na sua respiração, não se sente mais relaxada e alerta? No parto, a respiração é igualmente importante, para si e para o seu bebé.
Respiração no trabalho de parto normal
Por que é tão importante saber respirar no trabalho de parto?
Uma boa técnica de respiração irá ajudá-la a aumentar a quantidade de oxigénio para si e para o bebé durante o trabalho de parto. Manter uma boa oxigenação é muito importante para manter uma reserva de energia para quando mais precisar (a fase de expulsão) e para manter o nível necessário de oxigenação do bebé durante o tempo do processo do trabalho de parto.
Mas, a respiração no trabalho de parto normal também a irá ajudar a controlar a vontade de fazer força antes do tempo, a saber como coordenar a respiração e a força para expulsar o bebé e, não menos importante, a evitar que fique exausta antes da reta final do trabalho de parto, altura em que precisar de todas as suas forças para ajudar o bebé a sair.
Respiração no trabalho de parto normal
Uma respiração superficial e rápida irá cansa-la rapidamente. Apesar de não haver uma regra para a duração do trabalho de parto, pode precisar de umas horas para ver o seu bebé. Assim, mais vale prevenir do que remediar e aprender a concentrar-se na sua respiração para poupar energia e ajudar o bebé a ultrapassar o stress do parto.
Técnicas de respiração no parto
Concentre-se na sua respiração. Respire de modo consciente. Inspire pelo nariz e expire pela boca.
Está na sala de partos, com o seu companheiro (ou outra pessoa que tenha escolhido como acompanhante), o seu bebé está preparado para nascer e, sem perceber o motivo, sente que algo mudou. A calma rotineira do útero é substituída por um conjunto de forças que o empurram. O nível de stress aumenta. A sua principal missão neste momento é ajudar o seu bebé a nascer com a maior tranquilidade possível.
- Concentre-se numa palavra com duas sílabas, como “calma” e repita-a mentalmente enquanto respira. Também pode contar 1,2,3,4;
- Inspire o ar pelo nariz e solte-o pela boca;
- Tente manter os ombros soltos e descontraídos para reduzir a tensão.
Sinta o ar a entrar e a sair dos seus pulmões. Quando expirar, liberte todo o ar que reteve e, com ele, imagine-se a libertar toda a tensão.
Respirar e fazer força ao mesmo tempo
O parto normal é constituído por três fases: a dilatação, a expulsão do bebé e a expulsão da placenta.
No final da primeira fase do trabalho de parto, pode sentir uma vontade incontrolável de fazer força. Será incentivada a não o fazer uma vez que ainda não atingiu a dilação completa. A cabeça do seu bebé ainda não tem espaço para passar pelo canal de parto. Para que tal aconteça, tem que esperar até atingir os 10 centímetros de dilatação.
Quando os atinge, entra no período expulsivo do trabalho de parto. Agora sim. Pode fazer força. O seu bebé está quase a nascer e precisa da sua ajuda.
As contrações uterinas empurram gradualmente o bebé em direção ao exterior. A sua respiração ritmada irá ajudar a que as contrações sejam ainda mais eficazes. Entre contrações, respire e recupere energias para voltar a puxar muito em breve (ver O tempo das contrações no trabalho de parto).
Prender a respiração e fazer força pode provocar lesões na vagina e não ajuda o bebé a descer. Nesta fase, tem a equipa médica a apoiá-la e a incentivá-la a respirar, a descansar entre contrações e a voltar a fazer força. Tudo conjugado, ajudará o seu bebé a nascer mais rapidamente.
Exercício de respiração na gravidez
Mas, também na gravidez, beneficia da respiração profunda e relaxante. Este como deve fazer o exercício de respiração na gravidez:
- Sente-se direita e ponhas as mãos na barriga;
- Sinta-a subir e descer à medida que inspira (pelo nariz) e expira pela boca;
- Concentre-se na respiração, contando: conte até 4 quando inspira e até 6 quando expira.
Repita este exercício alguns minutos todos os dias para se concentrar na respiração profunda.
Consulte o nosso guia de preparação para o parto onde reunimos toda a informação de que precisa para se preparar para o nascimento e primeiros tempos com o seu bebé.
ResumindoRespiração no trabalho de parto normalNas aulas de preparação para o parto, dedicará algum tempo a “aprender” a respirar. As técnicas de respiração irão ajudá-la a poupar energia, a concentrar todas as suas forças no momento da expulsão do bebé e a manter o fornecimento necessário de oxigénio ao bebé ao longo do trabalho de parto. |
Leia também sobre como aliviar a dor no parto de modo natural e como será o primeiro dia de vida do seu bebé.