Parto normal e cesariana
O nascimento de um bebé é sempre um acontecimento muito especial e muito esperado por quem o vive.
Muitas vezes, à medida que a gravidez avança, o medo cresce, assim como a ansiedade e a alegria de termos o nosso bebé nos braços. O parto é um aspeto importante para o qual as mães devem estar preparadas e informadas.
- Parto normal
- Parto por cesariana
Parto normal
Como é?
O nascimento dá-se por via vaginal, sendo que o trabalho de parto sucedeu espontaneamente. Poderá ocorrer com recurso a episiotomia (corte no períneo para facilitar a saída do bebé), sem utilização de outros instrumentos, como o fórceps ou ventosa.
Neste tipo de parto a mãe tem um papel ativo em todo o processo, sendo as técnicas de respiração e relaxamento fundamentais para diminuir o desconforto.
Quem pode?
De uma forma geral todas as mulheres podem preparar-se para um parto normal se assim o desejarem. No entanto, por vezes, as circunstâncias não o permitem. A posição do bebé pode ser um desses determinantes, assim como situações de risco. Nestes casos, terá de ser uma situação a avaliar com o seu médico.
Benefícios vs riscos
É um tipo de parto que ocorre de forma fisiológica e natural trazendo para a mãe e para o bebé inúmeros benefícios:
- Diminui a probabilidade de infeção;
- há uma recuperação mais rápida da mãe que permite mobilidade precoce e menos dores no pós-parto;
- existe menos ocorrência de problemas respiratórios para o bebé; e
- facilita a ligação mãe-filho uma vez que o bebé é colocado logo junto da mãe.
Como riscos poderá ocorrer rutura do útero se já foi submetida a cirurgias anteriores, e também a ocorrência de lacerações.
Recuperação
A recuperação no parto normal ocorre de forma mais rápida e menos dolorosa que na cesariana, sendo a permanência no hospital mais reduzida, de aproximadamente dois dias. A recuperação da autonomia para as atividades e recuperação da musculatura dá-se de forma mais precoce.
Anestesia
Apesar do parto normal ser o mais recomendado pelos benefícios que traz para a mãe e o bebé, é sabido que muitas mulheres têm receio muitas vezes ao pensar na dor que poderá causar.
A anestesia epidural é o tipo de anestesia mais utilizado para alívio da dor, e consiste na administração do anestésico no espaço epidural. Apesar da epidural ser uma das formas de contornar esse receio, existem muitas outras formas mais naturais que a podem ajudar. Para poder tomar uma decisão consciente, é necessário estar informada que para além dos benefícios existem também riscos.
De grosso modo existem apenas dois tipos de parto, os que se dão por via vaginal, que dependem da forma como são conduzidos, e a cesariana. Contudo, o importante é estar informada das opções que existem, e que juntamente com o seu parceiro (ou pessoa significativa) decidam qual a vossa preferência e com qual das opções se sentem confortáveis, conversando posteriormente com o seu médico e avaliando a situação. Cada parto é diferente, cada casal é diferente, importa apenas que desfrutem do momento da melhor forma possível.