O bebé fica mais tranquilo após o parto, as suas defesas são reforçadas, o corpo da mãe recupera mais rapidamente da gravidez e do parto. Estas são apenas algumas das vantagens associadas ao parto normal.
6 Motivos para tentar um parto normal
1. O parto normal é a forma mais natural de nascer
O parto normal é, segundo os especialistas, a forma mais natural de nascer. O corpo da mulher está preparado para dar à luz e desencadear todos os processos necessários para ajudar o bebé a nascer.
2. O parto normal não significa dor
A anestesia epidural é a técnica mais difundida e a mais frequentemente usada para o “parto sem dor”, causando apenas um ligeiro desconforto.
Após alguns minutos da administração do medicamento, deixa de sentir dor, mantendo, contudo, a perceção das contrações. Consegue, assim, participar ativamente no trabalho de parto mas sem sentir dor. Sempre que o feito do medicamento começa a desaparecer é dada nova dose.
3. Regressa mais depressa ao ativo
A recuperação do parto normal é mais rápida do que a do parto por cesariana. Para além disso, vai o período de internamento é menor e, se tudo estiver bem consigo e com o seu bebé, vai para casa mais cedo. Por muito confortável que seja a maternidade/hospital, não há melhor do que voltar para casa com o bebé.
Nas primeiras 4 horas a seguir ao parto, os sinais vitais maternos regularizam e os músculos uterinos começam a contrair-se. Assim, o útero volta ao tamanho normal mais rapidamente (involução uterina).
4. Beneficia a amamentação
O parto normal favorece a subida e a produção do leite materno, o melhor alimento para os primeiros 6 meses de vida do bebé.
As contrações uterinas favorecem a subida do leite e, pouco tempo depois de nascer, pode acomodar o seu bebé no seu peito para mamar. O primeiro leite materno chama-se colostro. É uma substância espessa e de cor amarela ou transparente, produzido em pequena quantidade mas que sacia totalmente o bebé.
5. Aumenta as defesas naturais do bebé
Ao passar pela vagina, o bebé recebe as primeiras defesas através das bactérias maternas. Os bebés que nascem por via vaginal e que são amamentados no primeiro ano de vida apresentam uma flora intestinal mais rica em boas bactérias. Uma boa flora intestinal ajuda a diminuir as cólicas no bebé e previne diarreias.
6. Promove os laços afetivos entre a mãe e o bebé
Logo após o nascimento, o bebé é colocado, despido ou só com fralda, sobre o peito materno. O toque, odor e temperatura proporcionados pelo contacto pele-a-pele, de forma contínua e prolongada, é um poderoso estimulante dos sentidos recomendando-se a realização mínima de intervenções durante este período.