O exercício físico aumenta a elasticidade, alongamento e resistência muscular o que promove a capacidade de relaxamento e a força muscular tão importantes para a fase de expulsão do bebé, na 2ª fase do trabalho de parto.
Exercícios que ajudam no parto
Se nunca praticou exercício físico, a gravidez não é desculpa para não dar inicio a uma atividade física. Pelo contrário. Algumas atividades ajudam a preparar o corpo para o esforço do parto, a controlar a respiração e a superar o desconforto físico associado à recuperação no pós-parto.
Para além de aumentar os níveis de bem-estar e de energia, o exercício físico na gravidez traz outro tipo de benefícios.
Ajuda a controlar o aumento de peso, eleva a consciência daquilo que o corpo é capaz de fazer o que, em conjunto, com o conhecimento dos mecanismos fisiológicos do parto, ajuda a lidar com a dor de modo mais positivo e colaborante.
Mas também diminui o risco de diabetes gestacional ou parto prematuro, melhora a qualidade do sono, da postura da grávida e previne o desenvolvimento de edema e varizes.
Pilates, body balance, ioga
Estas são apenas algumas atividades físicas que promovem o alongamento e a elasticidade das articulações e dos músculos, ensinam técnicas de controlo da respiração, aumentam a força e o domínio muscular.
Como trabalham os músculos pélvicos, também beneficia a sexualidade e ajuda a prevenir a incontinência urinária. Os movimentos são controlados, fluidos e lentos, o que permite desenvolver o controlo físico e mental.
Antes de iniciar as aulas, fale com o professor e explique-lhe quais são os seus objetivos. Vá apenas até onde se sentir confortável.
Exercícios de Kegel
Os exercícios de Kegel reforçam a estrutura muscular da pélvis e são excelentes para prevenir a incontinência urinária ao longo da gravidez, particularmente no terceiro trimestre (da 27ª à 40ª semana) e no pós-parto, quando há algum relaxamento muscular da zona pélvica devido ao peso do bebé e ao trabalho de parto.
Estes exercícios devem ser mantidos por toda a vida uma vez que, há medida que envelhecemos, os tecidos musculares relaxam. Assim, após o parto deve continuar a fazer estes exercícios regularmente.
Caminhar
No ginásio ou ao ar livre, as caminhadas são outra forma de trabalhar a resistência muscular, a respiração e o aparelho cardiovascular. Para que resulte, as caminhadas devem ser feitas com alguma intensidade.
Hidroginástica
Como os exercícios são realizados debaixo de água, esta atividade é de baixo impacto sendo, por isso, aconselhada para as grávidas.
A hidroginástica fortalece os músculos abdominais e do períneo, o que ajuda na hora do parto. Também atua como drenante linfático prevenindo o inchaço (edema) das pernas e dos tornozelos, bem como, a retenção de líquidos.
Antes de iniciar uma atividade física na gravidez, converse com o seu médico sobre as atividades que lhe podem ser mais benéficas de acordo com as suas características pessoais e outras condicionantes relacionadas diretamente com a sua gravidez.