O método Lamaze é um método de preparação para o parto desenvolvido pelo obstetra francês Dr. Fernand Lamaze na década de 1950. Este método assenta no uso de técnicas de relaxamento e de respiração pela grávida, a par do apoio emocional do companheiro e de uma enfermeira com formação para permitir uma experiência mais natural do parto.
Método Lamaze
Gerir a dor do parto
Desde o início dos tempos que existe a preocupação em descobrir meios para minorar ou abolir a dor no parto. Cada trabalho de parto e cada parto são diferentes e mesmo as mulheres que já foram mães podem ter experiências diversas com o nascimento dos seus filhos. A tolerância à dor também é algo subjetivo sendo que o nível de dor suportado também varia de pessoa para pessoa.
Método Lamaze
O método Lamaze baseia-se numa abordagem natural e segura à gravidez, parto e cuidados ao bebé.
A filosofia Lamaze defende que através da informação sobre o trabalho de parto e o parto, o uso de técnicas de relaxamento (antes, durante e entre as contrações), o uso de técnicas de respiração e o reforço positivo/apoio emocional durante o trabalho de parto aumenta os níveis de confiança da grávida durante o trabalho de parto, o nascimento e o pós-parto imediato.
“Confiança, compreensão e ausência de medo, são os fatores essenciais do parto sem dor (…). O medo dá lugar a uma tensão protetora a nível mental que impede a coordenação da contração muscular quando a grávida entra em trabalho de parto, afetando’ o colo do útero e dificultando a dilatação. (…) A dor aumenta a tensão e instala-se um circulo vicioso: medo – tensão – dor.” Grantly Dick Read, obstetra inglês.
Princípios do método Lamaze
- O nascimento é um processo normal, natural e saudável;
- A atitude da parturiente em relação ao parto influência consideravelmente a forma como o mesmo evolui;
- A experiência do nascimento afeta profundamente as mulheres e as suas famílias;
- A confiança e a capacidade de uma mulher de dar à luz naturalmente podem ser reforçadas ou diminuídas pelo nível de apoio que recebe de quem está a acompanhar o parto e também pelo conforto do ambiente em que se encontra;
- As mulheres têm o direito de ter um parto natural, sem intervenções médicas de rotina;
- A formação sobre o parto capacita as mulheres a fazerem escolhas conscientes sobre cuidados de saúde, incentiva-as a assumirem a responsabilidade pela sua saúde e a confiarem na sua sabedoria.
Preparação do casal para o parto
Idealmente, o curso de preparação Lamaze para o parto deve iniciar-se entre as 20 e as 30 semanas de gestação. Um curso Lamaze convencional é constituído por seis sessões de entre duas e duas horas e meia cada.
O objetivo do curso Lamaze é uma concentração ativa baseada no relaxamento e em técnicas de respiração. Nestas aulas são abordados temas como:
- Informação sobre o parto e o período inicial do pós-parto;
- As posições mais confortáveis para o parto;
- Técnicas de relaxamento, concentração e respiração;
- Medidas de conforto e alívio da dor;
- Massagem;
- Técnicas de comunicação;
- Técnicas que visam aumentar o conforto da mulher;
- Técnicas clínicas de alívio da dor;
- Benefícios do contacto pele-a-pele no pós-parto imediato;
- Amamentação.
Uma vez que este método privilegia o envolvimento dos pais e destaca a sua importância enquanto “moleta” emocional, os companheiros são incentivados a participar ativamente nas aulas e a aprender todas as técnicas para um parto informado. A troca de experiência com casais que já tenham filhos é outro aspeto valorizado.