Está nas últimas semanas da gravidez, sente-se pesada e cansada e ansiosa com o nascimento do seu bebé?
Pois saiba que esta sensação é partilhada por muitas mulheres que procuram métodos naturais para estimular o parto. Vale a pena lembrar que, para muitas mezinhas e estratégias para acelerar o trabalho de parto, não há evidência científica.
Muito importante. Nunca tente nada experimentar nenhuma “técnica” para antecipar o parto caso tenha tido qualquer tipo de complicação na sua gestação e se ainda não tiver completado as 39 semanas, idade em que se considera que o bebé está pronto para nascer.
Métodos naturais para estimular o parto
Sexo
O facto de o esperma conter prostaglandina, que amolece o colo do útero e o orgasmo provocar a libertação de oxitocina, hormona que estimula as contrações, ter relações sexuais com frequência nas últimas semanas da gravidez pode ajudar a antecipar a data do parto.
Comida picante
Não há certezas, mas a comida picante tem um efeito laxante que estimula o útero e os intestinos. No entanto, se não é adepta de comida picante, não tente comê-la agora porque pode ter efeitos indesejáveis como azia ou hemorroidas na gravidez.
Estimular os mamilos
Tal como as relações sexuais, a estimulação dos mamilos ajuda a libertar oxitocina, tal como acontece quando tem um orgasmo.
Use a palma da mão para estimular o mamilo e a auréola ao mesmo tempo, com movimentos circulares.
Para que funcione, pensa-se que esta estimulação deve ser feita durante algum tempo e várias vezes ao dia.
Comer ananás
O ananás contém a enzima bromelina que estimula a produção de prostaglandina. No entanto, para que funcione, diz-se ser necessário comer grandes quantidades.
Dar caminhadas
Caminhar, estar ativa e dar caminhadas ajudam o bebé a descer e a posicionar-se para nascer. O exercício físico é fundamental em todas as fases da vida e, também, na gravidez.
Para além de aumentar os seus níveis de energia, prepara os seus músculos para o esforço do parto porque ficam mais elásticos e alongados.
Reflexologia, aromaterapia, homeopatia e acupuntura
A literatura de Medicina Tradicional Chinesa refere estas técnicas como úteis na estimulação de contrações uterinas vigoras e eficazes.
Para além disso, proporcionam níveis elevados de bem-estar e relaxamento durante a gravidez e ajudam a diminuir a tensão psicológica no momento do parto.