Não há uma regra que dite a duração exata do trabalho de parto natural. O tempo que decorre entre o momento em que sente os primeiros sinais do inicio do trabalho de parto e o nascimento, varia de bebé para bebé, mesmo quando já teve outro(s) filho(s).
Cada mulher reage de forma muito particular ao parto, desde que surgem os primeiros sintomas de que o bebé se prepara para nascer. Conhecer o processo do parto, confiar na equipa de saúde, ter o apoio do companheiro, de uma amiga, da parteira ou de familiares mais próximos, pode proporcionar uma experiência mais gratificante e tranquila, especialmente, na fase mais dolorosa do parto.
Conhecer as fases do trabalho de parto e os tempos médios que lhes estão associados em situações normais e sem complicações, dá-lhe uma boa ideia do tempo que demora o parto normal.
Quanto tempo demora o parto normal?
Fases do trabalho de parto normal
O trabalho de parto normal é dividido em três fases: a fase latente, o período expulsivo do bebé e a expulsão da placenta.
A primeira fase, que corresponde à dilatação do colo do útero é a mais longa. As contrações são o primeiro sintoma de que o nascimento está para breve. Gradualmente, tornam-se mais intensas e frequentes, empurrando o bebé através do canal de parto ao mesmo tempo que os ossos da bacia alargam e o colo do útero amolece, facilitando assim a descida e passagem do bebé.
As primeiras horas são, normalmente, passadas em casa, local onde estará mais confortável e calma. Pratique os exercícios de respiração, descanse, beba muita água e entretenha-se com uma atividade que lhe dê gosto.
À medida que as contrações se intensificam, deverá registá-las. Quando se tornarem ritmadas, de 10 em 10 ou de 5 em 5 minutos, acompanhadas por dores, rotura da bolsa de águas ou ligeira hemorragia vaginal, está na hora de pegar nas malas e dirigir-se para o hospital/maternidade. A fase inicial do trabalho de parto pode demorar de 12 a 48 horas.
Já no hospital/maternidade, as contrações intensificam-se e, a seu pedido, poderá ser-lhe administrada a anestesia epidural para controlo da dor. Com 4 cm de dilatação, entra na fase ativa do trabalho de parto e poderá ser transferida para a sala de partos.
As contrações são cada vez mais regulares, intensas e dolorosas e ocorrem em intervalos de 90 segundos a 1 minuto. Progressivamente, a cérvix dilata até atingir os 10 cm, altura em que a cabeça do seu bebé já é visível e está pronto para nascer. Se necessário, poderão fazer-lhe uma pequena incisão (episiotomia) na área muscular situada entre a vagina e o ânus (períneo) com o objetivo de alargar o canal vaginal para ajudar a expulsar o bebé.
A segunda fase do trabalho de parto
A segunda fase do trabalho de parto, ou expulsivo, dura cerca de 2 a 3 horas, tempo que varia de acordo com o ritmo de dilatação do colo do útero.
Após o nascimento, já com o seu bebé nos braços, resta-lhe aguardar pela expulsão da placenta, que exige cerca de 30 minutos. Se não sair espontaneamente, a placenta pode ser removida manual ou instrumentalmente. Poderá ficar na sala de partos mais uns minutos caso seja necessário suturar o períneo (episiotomia).
A duração do parto normal varia muito de mulher para mulher não havendo, à partida, uma previsão do tempo necessário para o nascimento do seu bebé. Encare cada etapa com tranquilidade e confiança. Usufrua cada minuto. Rapidamente, terá o seu bebé aconchegado nos seus braços.