Quando chega a hora de preparar o enxoval do bebé, surgem dúvidas em relação aos swaddles. Há quem pense que não são úteis, mas isso está longe da verdade.
O que são?
Já as mães de antigamento enrolavam os bebés em forma de “charuto” para os protegerem. Quase todas as nossas avós ou bisavós utilizavam esta técnica para acalmar as crianças.
Se procurar na internet, vai encontrar dois modelos de swaddle: uma manta e um wrap.
Para além de protegerem o corpo do bebé, os swaddles proporcionam um clima parecido com o útero da mãe, diminuindo o stress e a insegurança do recém-nascido.
Para que servem?
Os pais de primeira viagem sabem o quão desafiante pode ser tratar de um recém-nascido. Trocam a fralda, alimentam, dão banho e o bebé continua a chorar sem razão aparente. Lembre-se que tudo é novidade para o pequeno. Na barriga da mãe, o bebé tem uma contenção dos movimentos e, depois de nascer, o mundo transforma-se, fica gigante, com novos cheiros, barulhos e mudanças de temperatura.
É aqui que entra o swaddle. Ao enrolar o seu bebé, a criança vai-se sentir mais confortável, como se ainda estivesse dentro da barriga. Esta limitação do espaço e dos movimentos dá uma maior segurança ao bebé.
Assim, esta técnica pode ser utilizada nos primeiros dias de vida e em qualquer momento do dia nos primeiros meses. Não há propriamente regras de quando deve parar de utilizar, mas, normalmente, os bebés aceitam ser enrolados até ao terceiro mês de vida e os especialistas não aconselham a se utilizar os swaddles para além dos 6 meses.
O pediatra Harvey Karp, dos Estados Unidos, ganhou popularidade ao divulgar um método para tranquilizar os bebés com recurso ao cueiro. Harvey defende a técnica dos 5S para acalmar o bebé, onde sugere enrolar a criança numa manta justa, para o bebé se lembrar da vida no útero da mãe. Para o pediatra, o uso do cueiro é uma ótima ferramenta para dar segurança aos bebês, diminuir o choro e aumentar o tempo e a qualidade do sono.
Contudo, no uso dos swaddles tenha em conta:
- Não inicie o uso após os 4 meses;
- Só utilize até ao bebé começar a rolar/virar-se;
- Mesmo que o bebé ainda não se consiga virar, use o cueiro, no máximo, até aos 6 meses;
- Nos dias mais quentes, ao utilizar o cueiro, deixe o bebé apenas com a fralda e opte por tecidos mais leves;
- Não deixe o bebé enrolado por longos períodos.
Os benefícios do uso dos swaddles vão muito além do efeito tranquilizador. Como manta, são uma peça muito prática e versátil, útil para proteger a cabeça do bebê do sol ou do vento, para forrar a cadeirinha do carro ou os trocadores das casas de banho, cobrir o bebé durante a sesta fora de casa ou até mesmo para proteger a mãe durante a amamentação em locais públicos.
Onde comprar?
Há imensas lojas com swaddles à venda e para todos os gostos. Pode optar por uma fralda swaddle ou um swaddle wrap. Partilhamos algumas sugestões online: