As primeiras oito semanas da gestação correspondem ao primeiro e segundo mês da sua gravidez. Durante esta fase, muitas mulheres podem ainda não saber que estão grávidas. Se a sua gravidez é planeada, há uma série de cuidados a observar algum tempo antes de tentar conceber. Conheça o fundamental sobre a alimentação da grávida das 4 às 8 semanas.
Alimentação da grávida das 4 às 8 semanas
Pergunta do mês
Preciso de mudar a minha alimentação agora que estou grávida?
Depende! Se já tiver uma alimentação saudável, que seja completa, equilibrada e diversificada, terá apenas que a manter. De uma forma geral, os cuidados na alimentação devem ser iguais aos recomendados para qualquer fase da vida e ainda que possam existir, a certo ponto, necessidades aumentadas, isto não quer dizer que tenha que comer por dois como muitas vezes se ouve.
Contudo, se a sua alimentação não for a mais correta (ou saudável), esta é uma altura chave para mudar os seus hábitos e assumir um compromisso com a sua saúde e a saúde do seu bebé.
Existem efetivamente alguns alimentos e bebidas que não deve consumir / deve limitar (como bebidas alcoólicas e com cafeína) e outros com que deve ter especial cuidado (como ovo cru, peixe cru, carne malpassada, produtos de charcutaria), mas que em nada prejudicam a adoção de uma alimentação normal e saudável.
Nutriente em destaque na alimentação da grávida das 4 às 8 semanas
Ácido fólico
O ácido fólico é essencial para a síntese do ADN, e consequentemente para a formação dos tecidos, órgãos e do sangue.
A deficiência em ácido fólico pode levar a malformações no tubo neural do bebé e no seu sistema nervoso central, cujo desenvolvimento acontece muito cedo numa gravidez.
É por este motivo que se aconselha a suplementação em ácido fólico ainda na fase da conceção (3 meses antes) e até às 12 semanas.
4 Conselhos na alimentação da grávida das 4 às 8 semanas
1. Manter o peso
Durante o primeiro trimestre de gravidez não existem recomendações para que a grávida aumente a sua ingestão alimentar (porque não há aumento de necessidades) e consequentemente o seu peso.
2. Comer vegetais de folha escura e leguminosas
Para além dos suplementos, o ácido fólico é encontrado, principalmente, nos vegetais de folha verde escura (couve, espinafres, brócolos, nabiça) e nas leguminosas (feijão, ervilha, fava, grão).
3. Criar o hábito de beber água desde o início
A água é fundamental e é também uma grande aliada em alguns problemas que surgem, de forma comum, na gravidez.
4. Evitar períodos longos de jejum
Períodos longos de jejum são prejudiciais para a mãe e para o bebé.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.