Quando falamos em cânfora podemos estar a falar de duas coisas diferentes. A cânfora original é um óleo que está naturalmente presente na casca do Canforeiro (Cinnamomum camphora). Contudo existe também a cânfora-de-jardim, uma planta da família das artemísias.
Apesar de serem distintas, são-lhes atribuídos os mesmos benefícios, apesar de ser muito importante alertar para o facto de estes não serem completamente reais, devido ao potencial tóxico da cânfora quando consumida em excesso.
Cânfora na gravidez e amamentação
O que é a cânfora?
A cânfora original é um óleo naturalmente presente algumas plantas aromáticas, como a sálvia, o manjericão, a manjerona, o coentro e o alecrim, sendo estas as principais formas de exposição à cânfora na nossa alimentação.
Relativamente às suas propriedades, a cânfora é há muitos anos usada como óleo medicinal, principalmente nos países orientais, sendo-lhe atribuídos efeitos antimicrobianos e analgésicos.
Devido a estas propriedades, passou a ser frequente ouvirmos falar do óleo de cânfora isolado (ou seja, vendido mesmo no formato de um óleo) e do chá de cânfora feito através da infusão da cânfora- de-jardim, como forma de aproveitar mais estas propriedades.
Contudo, é necessário desmistificar esta ideia, porque, pelo menos desde o século XIX, a cânfora é também reconhecida como composto tóxico.
Inclusivamente, existem limites legais impostos pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) para o conteúdo de cânfora nos alimentos (nomeadamente molhos, doces e bebidas) para que não se ultrapassem as quantidades seguras.
Qual é então a melhor forma de obtermos a cânfora na nossa alimentação?
A melhor forma de incluir a cânfora na alimentação e de beneficiarmos dos seus benefícios é através do uso das ervas aromáticas onde esta se encontra de forma natural.
O consumo de ervas aromáticas através da sua utilização nos temperos (que não pressupõe assim doses extremamente elevadas) consegue englobar logo dois importantes benefícios: aproveitar as suas propriedades individuais e também substituir o sal!
Cânfora na gravidez e amamentação
Por isto, o óleo de cânfora não deve ser opção e também o chá de cânfora não é algo que seja necessário para a nossa saúde, sendo inclusivamente contraindicado para grávidas, mulheres em período de amamentação e crianças.