A gravidez é uma excelente oportunidade para alterar ou melhorar os hábitos alimentares de toda a família.
Na gravidez, não deve “comer por dois“, mas comer bem. Na quantidade adequada e com os nutrientes essenciais para dar a necessária energia ao seu corpo e assim nutrir o seu bebé.
Alguns alimentos têm o poder de fornecer os nutrientes essenciais sem sobrecarregar o organismo com energia desnecessária ou vazia. Vamos conhecê-los?
Super alimentos na gravidez
Abacate
Fruta rica em vitaminas C e B6, essenciais para o crescimento dos tecidos e do cérebro do bebé. Fonte natural de ácido fólico, contribui para o correto desenvolvimento do sistema nervoso do bebé.
Frutos vermelhos
Mirtilos, morangos, amoras e framboesas. Fruta rica em vitamina C e antioxidantes, combatem os radicais livres e promovem o bom desenvolvimento celular.
Bananas
Ricas em potássio, impedem a retenção de líquidos que se acumulam especialmente nos últimos meses da gravidez. Os aminoácidos também ajudam a dormir melhor. Escolha as mais maduras para incentivar o funcionamento do intestino.
Brócolos
Fonte de aminoácidos, potássio e antioxidantes, promovem o desenvolvimento saudável da visão do bebé e regulam a tensão arterial materna. Ricos em vitamina A e C, favorecem o bom desenvolvimento dos tecidos do cérebro do bebé.
Salmão
Cheio de proteínas, vitaminas e ácidos gordos ômega 3, promove o desenvolvem do cérebro e da visão do bebé.
Pescada e robalo
Rico em iodo, oligoelemento essencial à síntese das hormonas tiroideias. A sua carência pode causar uma alteração permanente no desenvolvimento neuronal do feto e no desenvolvimento psicomotor ao longo da infância.
Novilho
A carne magra de novilho fornece ferro que evita a fadiga, combate a anemia e ajuda o fabrico de glóbulos vermelhos que transportam oxigénio ao bebé. Rica em proteínas, zinco e vitaminas do complexo B, são o material construtor das células.
Alimentos integrais
Pão, cereais, massas e arroz integrais fornecem nutrientes e fibras que favorecem o desenvolvimento do bebé e evitam a prisão de ventre materna.
Leite e derivados
Fonte de cálcio, fósforo, vitaminas D e K, reforçam os dentes e os ossos da mãe e do bebé. Os queijos devem ser pasteurizados para evitar intoxicações.
Água
Fonte principal de hidratação, ajuda a libertar impurezas e a renovar os fluidos do corpo e o líquido amniótico. Pode ser aromatizada com sumo de limão, sempre sem adição de açúcar. Beba, pelo menos, 1,5 a 2 litros por dia.