Apesar de a vacina contra a hepatite B ser universal em Portugal, o que significa que muitas mulheres em idade fértil estão imunizadas, o rastreio desta doença faz parte dos exames a realizar no 1º trimestre da gravidez e repetido no 3º trimestre nas grávidas não vacinadas ou com resultado de AgHBs negativo no 1º trimestre.
Hepatite B e gravidez
O que é uma hepatite?
Uma hepatite é uma inflamação do fígado sendo a sua principal causa uma infeção por vírus. Quando ocorre uma hepatite, o fígado não fica impedido de desempenhar as suas funções e as lesões provocadas pela doença podem evoluir para cirrose ou cancro.
O que é uma hepatite B?
Uma hepatite B é, talvez, a forma mais perigosa e grave de hepatite. A hepatite B pode dar origem a doença hepática crónica (tal como hepatite crónica ou cirrose) e pode ser fatal, evoluindo para cancro do fígado. Geralmente, a infeção não apresenta sintomas até o início da idade adulta.
Como é feito o contágio da infeção?
As principais formas de contágio são relações sexuais, partilha de seringas entre os que utilizam drogas injetáveis ou contacto com sangue de pessoas infetadas (tratamento de feridas ou por tatuagens / piercings com material contaminado, por exemplo).
Quando eles ocorrem, os mais comuns são a fadiga, perda de apetite, náuseas, vómitos e diarreia, urina escura e fezes claras, dores abdominais, coloração amarela da pele e dos olhos (icterícia).
Sinais e sintomas da hepatite B aguda
- Náuseas;
- Vómitos;
- Mal-estar;
- Hipertermia (aumento da temperatura corporal);
- Astenia (fraqueza orgânica, sem perda real da capacidade muscular);
- Anorexia (distúrbio alimentar);
- Dores abdominais;
- Urina escura;
- Fezes claras;
- Icterícia.
Sinais e sintomas da hepatite B crónica
- Icterícia;
- Aumento do baço;
- Ascite (concentração de fluídos na cavidade abdominal);
- Distúrbios na atenção e comportamento.
Como é realizado o diagnóstico?
O diagnóstico da hepatite B passa pela observação médica, análise da história clínica da pessoa e exames laboratoriais.
Como pode ser prevenida?
A hepatite b pode ser prevenida pela vacinação que tem uma eficácia de cerca de 95%. A vacina é administrada em três doses e está incluída no Programa Nacional de Vacinação.
Tratamento da hepatite B
Na fase aguda da doença, o tratamento tem como principal objetivo permitir que o fígado possa recuperar, sendo importante o repouso físico e a dieta.
O recurso a medicamentos é avaliado caso a caso segundo a gravidade da doença. Os medicamentos procuram limitar a multiplicação do vírus e, assim, reduzir as lesões causadas ao fígado.
Hepatite B e gravidez
Quando a infeção por hepatite B ocorre na gravidez, pode aumentar a incidência de aborto e de parto prematuro na fase aguda da doença.
Como é feito o contágio do bebé na gravidez?
Caso o resultado seja positivo para hepatite B, serão tomadas medidas que previnam a transmissão da doença da mãe para o seu bebé através da placenta no final da gravidez e durante o trabalho de parto (onde o contágio do bebé pode ocorrer pelo contacto com o sangue e fluídos maternos).
Tratamento e prevenção no recém-nascido
Todos os recém-nascidos recebem vacina contra a hepatite B antes da alta do hospital.
Os recém-nascidos de mães infetadas recebem vacina com o vírus da hepatite B e imunoglobulina contra a hepatite B nas primeiras 12 horas de vida.