A incompetência cervical refere-se à incapacidade anatómica ou funcional do colo uterino para manter a gravidez. Infelizmente, este problema só é diagnosticado depois de um parto prematuro ou de um aborto espontâneo numa fase mais avançada da gravidez, sobretudo, no segundo trimestre.
A incompetência cervical (ou incompetência cérvico-ístmica), situação em que o colo do útero, mais fraco, se abre prematuramente devido à pressão do útero e do bebé.
Crê-se afetar cerca de uma ou duas em cada 100 gestações e poderá ser a causa de entre 10 a 20 dos abortos espontâneos no 2º trimestre da gravidez.
Incompetência cervical
Causas da incompetência cervical
Vários fatores podem fragilizar o colo do útero e deixá-lo menos resistente à pressão exercida pelo gradual aumento do peso do útero e do bebé:
- Fatores genéticos (fraqueza genética cervical);
- Dilatação extrema num parto anterior;
- Laceração grave num parto anterior;
- Cirurgia;
- Biopsia em cone muito intensa;
- Gravidez de gémeos.
Diagnóstico de incompetência cervical
O diagnóstico de incompetência cervical é normalmente realizado após a ocorrência de um parto prematuro ou um aborto espontâneo no 2º trimestre da gravidez, quando se verificou um pagamento progressivo do colo do útero e uma dilatação sem contrações uterinas ou com sangramento vaginal.
Aborto por incompetência cervical e gravidez seguinte
Quando a incompetência cervical é diagnosticada como causa de aborto espontâneo, o médico obstetra poderá tomar medidas para que não volte a ocorrer numa nova gravidez.
Com o tratamento adequado e uma vigilância cuidadosa, a probabilidade de ter uma gravidez saudável e um parto seguro aumentam consideravelmente.
Na primeira consulta que tiver com o seu médico, não se esqueça de o informar sobre os seus antecedentes para ter o melhor acompanhamento possível.
Como pode ser prevenida a incompetência cervical?
Depois de diagnosticado o problema, e para ajudar a proteger a gravidez, serão realizadas ecografias e exames vaginais para avaliação regular do colo do útero.
Se houver sinais de que está a encurtar (o colo do útero fica mais curto e mais fino) ou a abrir, o médico obstetra poderá recorrer a um procedimento com o nome de cerlage. Através deste, a abertura do colo do útero é fechada com pontos entre a 12ª e a 22ª semanas da gravidez.
A recuperação deste procedimento demora cerca de 12 horas após as quais poderá voltar às suas atividades normais. É provável que o médico aconselhe a abstinência de relações sexuais uma vez que a gravidez é considerada de risco.
Os pontos podem ser removidos algumas semanas antes da data prevista para o parto ou apenas quando o trabalho de parto começar.
Sinais de alerta
Perante um diagnóstico de incompetência cervical, o seu médico irá informá-la sobre alguns sintomas que a devem levar a procurar ajuda com urgência em qualquer fase da gestação. Entre esses sintomas, incluem-se:
- Pressão no fundo da barriga;
- Corrimento vaginal com sangue;
- Sensação de uma massa na vagina;
- Urgência urinária.
Esta informação é meramente indicativa não pretendendo, em qualquer momento, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento.
Conheça os sinais de parto prematuro, as causas do sangramento vaginal no final da gravidez e como o baixo peso ao nascer pode influenciar a saúde do bebé.