O prolapso do cordão umbilical consiste na deslocação do cordão através do colo do útero para dentro do canal vaginal, à frente da cabeça ou de partes do corpo do bebé. Não é uma complicação frequente ocorrendo apenas cerca de uma vez em cada 300 nascimentos.
Prolapso do cordão umbilical
Prolapso do cordão umbilical: o que é
O prolapso do cordão umbilical consiste na deslocação do cordão através do colo do útero para dentro do canal vaginal, à frente da cabeça ou de partes do corpo do bebé.
No decorrer do parto o cordão prolapsado pode ficar comprimido pela cabeça do bebé o que diminui ou impede o normal fornecimento de sangue e oxigénio. Isto é particularmente perigoso para o bebé, pois este entra em carência, podendo conduzir ao decréscimo do seu ritmo cardíaco.
O prolapso do cordão umbilical durante o período expulsivo do trabalho de parto pode ser resolvido por cesariana ou por extração pélvica completa.
O prolapso do cordão umbilical não é uma complicação frequente ocorrendo apenas cerca de uma vez em cada 300 nascimentos.
Prolapso do cordão umbilical: causas
Algumas complicações podem aumentar o risco de prolapso:
- O nascimento prematuro;
- A apresentação pélvica do bebé, ou qualquer posição em que a cabeça do bebé não esteja encaixada no colo do útero;
- O nascimento do segundo bebé, no caso de gémeos;
- O rompimento das membranas antes de o bebé descer para a pélvis;
- O hidrâmnios.
Prolapso do cordão umbilical: sinais e sintomas
Prolapso claro do cordão umbilical
Se o bebé não tiver descido, o derrame de líquido provocado pela rutura das membranas pode deslocar o cordão para fora antes do bebé. Neste caso, o cordão umbilical entra para a vagina aquando do rebentamento das águas, podendo a grávida senti-lo ou até vê-lo. Trata-se de um prolapso claro.
Prolapso oculto do cordão umbilical
Se o prolapso for oculto, ou seja, se a cabeça ou o ombro ou as nádegas do bebé estiverem a comprimir o cordão umbilical prolapsado à entrada do colo do útero, o diagnóstico pode ser feito pela identificação por um padrão anormal na frequência cardíaca do feto, através de um monitor fetal.
Prolapso do cordão umbilical: medidas a tomar
No caso de um prolapso claro, se a grávida vir ou sentir o cordão a sair pela vagina, deve ligar para o 112 ou pedir que a levem ao hospital com urgência, mantendo-se deitada com a bacia elevada para diminuir a pressão sobre o cordão.
O prolapso do cordão umbilical pode implicar a antecipação do parto e o nascimento do bebé através de cesariana.