O consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez é totalmente desaconselhado, tendo em conta que pode levar a perturbações no desenvolvimento do bebé e à síndrome alcoólica fetal. Saiba mais neste artigo.
Síndrome alcoólica fetal
O que é a síndrome alcoólica fetal?
A Síndrome Alcoólica Fetal caracteriza-se por anomalias graves nos órgãos do bebé, particularmente do cérebro, o coração e os rins, devido à exposição do bebé ao álcool, durante a gestação.
As bebidas alcoólicas ingeridas pela grávida passam mesmo para o bebé?
Sim, o álcool ingerido pela grávida entra na corrente sanguínea da mãe e depois, através do cordão umbilical, passa em poucos minutos para o sangue do bebé dentro do útero.
Desta forma, o bebé o álcool ingerido pela mãe diretamente pelo sangue, não apresentando assim qualquer tipo de barreira contra os seus efeitos.
Quais são as consequências da síndrome alcoólica fetal?
As consequências são várias e com diferentes graus de gravidade. Podem incluir:
- Atraso mental e outros problemas cognitivos;
- Deformações faciais;
- Problemas de visão e de audição (inclusivamente surdez);
- Problemas cardíacos (anormalidades no coração);
- Problemas na estrutura dos órgãos genitais;
- Displasias renais e malformações do rim;
- Malformações esqueléticas (tórax, ancas, dedos das mãos e dedos dos pés);
- Angiomas;
- Implantação anormal do cabelo.
O álcool atua também como um inibidor do desenvolvimento, levando a que os bebés nasçam, geralmente com baixo peso e baixa estatura.
Existe algum limite seguro para o consumo de álcool durante a gravidez?
Não. E isto está na origem de muitos problemas, porque embora a maioria das mulheres tenham consciência de que o consumo de bebidas alcoólicas é prejudicial para o bebé, muitas não sabem que uma quantidade muito pequena de álcool também pode ter efeitos prejudiciais.
Assim, e dado não existirem dados que determinem um nível seguro do consumo de álcool durante o período de gestação, recomenda-se a sua total abstinência.
Adicionalmente, apesar de o álcool dever ser evitado durante toda a gravidez, o período mais perigoso de é o primeiro trimestre da gravidez, já que é neste período (3ª semana) que se inicia o desenvolvimento do cérebro e de outros órgãos do bebé.
Assim, e como muitas vezes só se descobre uma gravidez ao final do primeiro mês, se está a tentar engravidar, recomenda-se que se abstenha igualmente de consumir bebidas alcoólicas.