Prevenir a diabetes gestacional
A prática de exercício físico moderado durante a gravidez ajuda a evitar a diabetes gestacional bem como a reduzir o aumento de peso materno, indica um estudo espanhol.
Publicado no Journal of Obstetrics and Gynaecology, o estudo teve por base a avaliação de 13 ensaios sobre programas de exercício físico para grávidas saudáveis que praticavam pouco ou nenhum exercício físico.
Os ensaios que envolviam mais de 2.800 grávidas indicavam que a prática de exercício físico fazia reduzir o risco de diabetes gestacional em mais de 30%, aumentando para 36% quando praticado durante a gravidez.
As mulheres que combinavam exercício aeróbico com o aumento de força e tonificação apresentavam resultados ainda melhores.
Foi igualmente apurado que a prática de exercício físico ajudava a perder peso, sendo as mulheres praticantes cerca de um quilograma mais leves do que as não praticantes.
“Não se deve ter receio do exercício físico durante a gravidez: os níveis moderados de exercício utilizados nestes estudos exerceram efeitos positivos significativos sobre a saúde e descobriu-se que eram seguros para a mãe e bebé“, comenta Gema Sanabria-Martinez, autora principal do estudo.
A diabetes gestacional é uma das complicações mais frequentes da gravidez. Este problema está associado a um risco maior de doenças graves como a pré-eclâmpsia, hipertensão, parto prematuro, induzido ou por cesariana.
Esta complicação pode ainda causar à mãe problemas de longo termo como problemas de tolerância à glicose e diabetes de tipo 2 e, ao filho, problemas de peso ou obesidade e um maior risco de desenvolvimento de diabetes. O excesso de peso durante a gravidez apresenta riscos semelhantes.