Os medicamentos podem ter um efeito nocivo sobre o bebé a qualquer momento da gravidez. A decisão de fazer determinada medicação é exclusiva do seu médico porque só ele sabe avaliar corretamente se os benefícios esperados são superiores aos riscos para si ou para o seu bebé.
O uso indevido de medicamentos durante a gravidez pode, entre outras consequências nocivas para o bebé:
- Provocar malformações congénitas durante o primeiro trimestre (período de maior risco: 3ª semana da gravidez à 11ª semana da gravidez), altura em que se recomenda total abstinência de medicação, à exceção de casos devidamente identificados pela equipa médica.
- Alterar o crescimento do feto ou ter toxicidade para certos tecidos no 2º trimestre da gravidez e no 3º trimestre da gravidez.
- Causar efeitos adversos sobre o desenrolar do parto e/ou sobre o recém-nascido após o nascimento se tomados perto do termo ou durante o parto.
Se está a pensar engravidar, se suspeita que possa estar grávida ou se está grávida, nunca se auto medique nem tome determinado medicamento só porque uma amiga em condições semelhantes o está a fazer.
Em caso de dúvida em relação a um medicamento que esteja a tomar ou antes de iniciar um tratamento deve sempre contactar o seu médico.