Vários são os sintomas menos agradáveis, digamos assim, comuns na gestação. Os desmaios na gravidez é um deles. Pode dever-se a vários fatores e não representar, de todo, uma ameaça para o bem-estar do pequeno ser que carrega no ventre.
Desmaios na gravidez
Habitualmente, os desmaios na gravidez são breves, sendo que a mulher recupera em pouco tempo e não costumam constituir perigo.
No entanto, caso aconteça com regularidade é aconselhável debater a situação com o obstetra para que se investigue as suas possíveis causas.
Causas comuns dos desmaios na gravidez
Os episódios de perda súbita de consciência podem estar relacionados com diversos fatores, como a pressão baixa ou hipoglicemia por ter estado mais tempo do que o costume sem comer.
Desmaios na gravidez devido a Pressão baixa
No caso de se dar devido à baixa pressão arterial, os sintomas existem mais alguns sintomas a acompanhar os desmaios, como a fraqueza, visão embaçada, tonturas e dores de cabeça. Nestas situações, a mulher deve:
- Deitar-se numa posição confortável e elevar as pernas, fazendo o sangue deslocar-se para o coração e para o cérebro, contribuindo para uma melhor oxigenação dos órgãos vitais;
- Ou sentar-se, respirar fundo de forma lenta e prolongada, inclinando o corpo para a frente e colocando a cabeça entre os joelhos durante alguns minutos;
- Evitar mudanças bruscas de posição;
- Evitar locais muito quentes e onde o ar não circule com facilidade;
- Evitar banhos quentes ou piscinas aquecidas, uma vez que a temperatura dilata ainda mais os vasos sanguíneos;
- Ingerir algo com sal, como uma bolacha de água e sal ou outro alimento que contenha sal.
Ainda que a tensão baixa não seja tão grave como a hipertensão (que pode originar eclâmpsia ou aborto espontâneo), as quebras de tensão são muito desconfortáveis e atrapalham o dia a dia da mulher.
Desmaios na gravidez devido a hipoglicemia
Para evitar ficar com glicemia (açúcar no sangue) demasiado baixo, é aconselhável ter sempre à mão algo que possa comer: umas bolachas, fruta, frutos secos, algo que a possa saciar até fazer uma refeição completa.
O que fazer quando sente que vai desmaiar?
Apesar do desmaio ser passageiro, a queda causada por ele pode causar um grande desconforto. Portanto, se sentir fraqueza e sentir que vai desmaiar peça ajuda a alguém próximo para evitar cair no chão.
Os desmaios são normais e comuns no início da gravidez, porque os vasos sanguíneos estão a dilatar-se para receber mais sangue e levá-lo até a placenta, nutrindo assim o bebé. Isso leva a que o fluxo sanguíneo perca força, originando as quebras de tensão.
Mas não, não faz mal ao bebé desde que os desmaios sejam pouco frequentes, o obstetra esteja a par de tudo e desde que não estejam a ser provocados por uma patologia (e mesmo nesses casos, será o médico a avaliar se é ou não perigoso para o bebé).
A informação presente neste artigo não pretende, de qualquer forma, substituir as orientações de um profissional de saúde ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento.
Assim sendo, perante qualquer incómodo, aconselhamos que se desloque ao seu médico assistente a fim de obter o diagnóstico e tratamento adequado.