Infeção urinária na gravidez: causas, tratamento e prevenção
Na gravidez, o aumento da produção de progesterona impede a bexiga de se esvaziar completamente (as bactérias multiplicam-se rapidamente em zonas onde a urina se concentre ou seja impedida de avançar) o que, em conjunto com outros fatores, tornam a mulher grávida mais sujeita à infeções urinárias.
As infeções urinárias são uma das infeções mais comuns e estima-se que cerca de 10% das grávidas sejam afetadas em qualquer altura da gestação. Conheça os sintomas, como prevenir e o tratamento da infeção urinária na gravidez.
Infeção urinária na gravidez
A gravidez está entre as causas mais comuns de infeção urinária, lado a lado com outras origens como diabetes, hábitos de higiene inadequados, período menstrual e doenças sexualmente transmissíveis, entre outras.
Pela sua anatomia, as mulheres, grávidas ou não, são mais suscetíveis do que os homens às infeções urinárias. A uretra das mulheres é muito curta o que permite que os microorganismos alcancem mais facilmente a bexiga.
Beber pouca água é um fator de risco suplementar. Na gravidez, é recomendado beber pelo menos oito copos de 25 ml de água por dia para hidratação da mãe e do bebé e para ajudar o organismo a expulsar naturalmente as bactérias, nomeadamente, as que alcançam as vias urinárias.
O que caracteriza uma infeção urinária?
Uma infeção urinária refere-se à presença de bactérias em qualquer parte do sistema urinário (rins, ureteres e bexiga). De acordo com a localização da infeção, tem designações diferentes: pielonefrite (rim), cistite (bexiga) e uretrite (uretra).
O que causa a infeção urinária na gravidez?
Na gravidez, o aumento da produção hormonal leva ao relaxamento muscular que, em conjunto com a pressão causada pelo útero, torna mais fácil às bactérias alcançar o sistema urinário, a partir do exterior, pela uretra, causando a infeção.
Sintomas de infeção urinária na gravidez
Alguns sinais devem levar qualquer mulher grávida a consultar rapidamente o seu médico:
- Dor ao urinar;
- Dificuldade ao urinar;
- Sensação de ardor ao urinar;
- Vontade de urinar com frequência, de dia e de noite;
- Dor no fundo da barriga;
- Pressão aguda no baixo-ventre;
- Odor desagradável;
- Urina turva.
Como é realizado o diagnóstico?
O diagnóstico de uma infeção urinária é realizado no consultório médico com um pauzinho metido numa amostra de urina. Este identifica a presença de glóbulos vermelhos (o que indica uma hemorragia no aparelho urinário) ou brancos (o que indica uma provável infeção).
A identificação do germe responsável pela infeção urinária só é possível através do exame à urina. Em algumas mulheres, a infeção não apresenta sintomas sendo apenas detetada quando são realizadas análises à urina.
Como é feito o tratamento da infeção urinária na gravidez?
O tratamento consiste em tomar antibiótico para erradicar o agente infecioso (na maioria das vezes um colibacilo). O tratamento tem, também, a intenção de prevenir que a infeção ataque os rins (pielonefrite) cujos sintomas são os de uma infeção urinária mas com febre, sangue na urina, náuseas, vómitos e dores nas costas.
Como prevenir a infeção urinária na gravidez?
- Beba bastantes líquidos, especialmente água;
- Evite café, chá preto e bebidas alcoólicas (que podem aumentar o risco de irritação);
- Tenha especial cuidado com a sua higiene íntima;
- Esvazie a bexiga antes e depois das relações sexuais;
- Sempre que urinar, esvazie completamente a bexiga (espere cinco minutos depois de urinar e volte a tentar de novo);
- Não se contenha quando sente vontade de urinar;
- Use roupa íntima de algodão e evite as fibras sintéticas;
- Evite usar calças apertadas;
- Durma sem cuecas;
- Limpe-se sempre da frente para trás depois de evacuar para evitar que as bactérias do trato intestinal contaminem a vagina;
- Não frequente piscinas sem a água devidamente tratada;
- Evite frequentar jacuzzis;
- Alimente-se bem, pratique exercício, durma o tempo suficiente e procure manter um estilo de vida que reforce o seu sistema imunológico.
Como pode a infeção urinária afetar a gravidez?
A infeção urinária em gestantes está associada a partos pré-termo e baixo peso à nascença, pelo que mesmo a bacteriúria assintomática (colonização da urina por bactérias sem a presença de sintomas), deve ser avaliada e tratada pelo médico.
Sintomas de infeção
A febre (a partir dos 38ºC) é o principal sintoma de qualquer infeção. É um sinal de alerta que deve levar a grávida a consultar o médico sem tardar porque a febre pode ser fator suficiente para provocar contrações uterinas suscetíveis de desencadear um parto prematuro.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a data provável para o parto e o nascimento do seu bebé.