A má circulação na gravidez deve-se às grandes alterações hormonais que sustentam a gestação e a fatores hereditários caso haja casos de varizes na sua família. Como não se podem fazer tratamentos para as varizes na gravidez, a grande aposta está na prevenção. Saiba como melhorar a circulação e evitar o desconforto da má circulação.
Má circulação na gravidez
Na gravidez e no pós-parto, é comum a sensação de pernas pesadas e de inchaço. Esta situação deve-se ao aumento de volume de sangue que cria uma pressão significativa nos vasos sanguíneo e às alterações hormonais que os fragilizam e provocam dificuldades na circulação do sangue e da linfa.
Para além das alterações da gravidez, pode ter uma propensão hereditária para uma má circulação e varizes. Algumas medidas preventivas podem ajudar a reduzir o desconforto e a evitar o aparecimento de varizes ou de pequenos vasos arroxeados à superfície da pele (designados derrames venosos ou “aranhas vasculares”).
Problemas comuns na gravidez devido a má circulação
1. Inchaço nas pernas, tornozelos e pés
O inchaço nas pernas e pés deve-se, sobretudo ao aumento da produção das hormonas da gravidez e à retenção de líquidos nos tecidos, particularmente no 3º trimestre. O desconforto tende a agravar-se no final do dia, após horas de pé ou sentada. (ver Inchaço nas pernas e pés na gravidez: causas e tratamento).
2 Cãibras
As cãibras nas pernas são espasmos dolorosos que irradiam pela barriga das pernas e ocorrem com mais frequência à noite, particularmente no 2º e 3º trimestres.
Excesso de fósforo ou carência de cálcio e magnésio na alimentação ou as alterações hormonais podem estar entre as suas causas. Caso as cãibras se tornem muito fortes, deve consultar o seu médico.
3. Sensação de penas pesadas e doridas
A sensação de pernas pesadas pode resultar num grande desconforto, especialmente se a mulher passa muito tempo na mesma posição, seja sentada ou de pé (saiba como aliviar o desconforto).
4. Varizes
As varizes são um problema hereditário que tende a agravar-se na gravidez. O volume extra de sangue exerce uma pressão adicional sobre os vasos sanguíneos, especialmente sobre as pernas, o que dificulta o retorno do sangue em direção ao coração.
Evitar levantar pesos, controlar o peso, usar meias de descanso, fazer exercício e usar roupas largas e confortáveis são algumas medidas de prevenção.
5. Trombose venosa profunda
A trombose venosa profunda (TVP) é o desenvolvimento de um coágulo sanguíneo numa veia profunda. Esta complicação é mais comuns nas grávidas fumadoras, com antecedentes pessoais ou familiares de coágulos, se sofrer de hipertensão ou diabetes, entre outros problemas de saúde.
Melhorar a circulação na gravidez
Algumas medidas simples podem ajudar a melhorar a circulação na gestação:
- Fazer caminhadas regulares pelo menos três vezes por semana (o ideal seria conseguir dar uma caminhada de meia hora todos os dias) para melhorar a circulação e a resistência muscular das pernas;
- Praticar um desporto como natação;
- Controlar o aumento de peso;
- Não ficar de pé muito tempo;
- Apoiar os pés num pequeno banco quando estiver sentada;
- Descansar várias vezes durante o dia com as pernas elevadas;
- Dormir com os pés elevados;
- Evitar banhos quentes;
- No fim do banho, dar uma chuveirada com água fria nas pernas, dos pés às virilhas;
- Não frequentar locais abafados e com muita gente;
- Se frequenta o ginásio não fazer sauna, banho turco ou jacuzzi;
- Ingerir muita água ao longo do dia para facilitar a drenagem, incentivar o correto funcionamento do intestino e da bexiga e desintoxicar;
- Comer alimentos ricos em vitamina C;
- Evitar a exposição solar.
Para além destas medidas, pode aliviar a má circulação massajando as pernas com um óleo à base de mentol ou cânfora, começando no pé e subindo até à virilha. Faça massagens com pouca pressão e com movimentos amplos.
Se ainda assim sentir dor e desconforto, o seu médico poderá indicar-lhe o uso de meias de compressão graduada durante e após a gestação ou outro tratamento adequado ao seu problema e circunstância.
Tratamento de pequenos derrames no pós-parto
Se a prevenção não resultou e tem pequenos derrames venosos arroxeados na pele, especialmente das coxas, pode procurar a ajuda de um dermatologista. Existem vários tratamentos como o laser ou uma injeção de glicerina que destroem os vasos sanguíneos e que acabam por desaparecer.