Sentir o peito inchado, híper sensível ou dor são sintomas frequentemente associados à gestação.
Estes sintomas são semelhantes ao incómodo mamário que pode experienciar nos dias anteriores ao período menstrual. Há mulheres que descrevem uma sensação de peso ou plenitude nos seios muito cedo, logo após a 1ª ou a 2ª semana da gravidez.
Dicas para minimizar o desconforto provocado pela tensão mamária:
- Compre um bom sutiã que proporcione o suporte necessário ao peito à medida que vai crescendo.
- Faça duches de água fria diários para diminuir a sensação de peso e a tensão mamária.
- Se fizer exercício físico, compre um sutiã específico que dê um bom suporte ao peito e às costas.
- Faça massagens às costas para aumentar o tónus muscular e melhorar o suporte natural do peso do peito.
- Mantenha uma postura correta. Se trabalhar muito tempo sentada, esforce-se por manter uma posição adequada para não sobrecarregar as costas.
- Faça massagens com movimentos suaves e circulares no peito. Use generosamente óleo de amêndoas doces, de sementes de uva ou girassol e/ou cremes enriquecidos com óleos essenciais.
- Beba muita água ao longo do dia pelo menos 8 copos grandes de água por dia (2 litros), para se manter bem hidratada.
- E porque manter uma boa aparência também é sinónimo de bem estar, evite as estrias mantendo a pele sempre muito bem hidratada, exercício físico regular e um bom regime alimentar.
Também pode notar o escurecimento na área em redor do mamilo (auréola) e/ou uma fina linha escura que nasce a partir do meio do abdómen em direção à zona púbica (linea nigra). Esta alteração deve-se às alterações hormonais típicas da gravidez que induzem o aumento da produção de melanina (pigmentação escura da pele que se forma como defesa contra a radiação solar). Enquanto em algumas mulheres esta linha não chega a ser visível, noutras pode ser bastante pronunciada. Não se preocupe. Depois do nascimento, irá desvanecer-se.