As alterações hormonais e o aumento de peso na gravidez podem refletir-se no corpo da mulher muito para além da gestação. As alterações cosméticas como estrias, celulite ou pequenos derrames nas pernas estão entre as principais preocupações. Saiba como prevenir e tratar as estrias na gestação.
As estrias são uma cicatriz resultante da rutura das fibras que dão sustentação e elasticidade à pele (colagénio e elastina). Estas fibras estão localizadas na derme (na camada profunda da pele).
As estrias devem-se, sobretudo, à distensão excessiva da pele ou a alterações hormonais (em particular na puberdade quando há picos de crescimento acelerado).
Estrias na gestação: prevenir e tratar
O que causa o aparecimento de estrias na gestação?
A principal causa do aparecimento de estrias na gestação é o aumento excessivo e repentino de peso. O controlo do peso, uma alimentação saudável e a hidratação da pele (em especial as áreas mais afetadas, como peito, barriga e ancas), ajudar a diminuir o aparecimento de estrias.
As estrias são hereditárias?
Sim, a propensão para o aparecimento das estrias pode ser hereditária. Algumas mulheres desenvolvem estrias mesmo com pouca distensão da pele. Se as mulheres da sua família têm estrias a probabilidade de ter este tipo de lesões aumenta. Mas não é uma regra.
Para além das questões hereditárias, os cuidados diários que dedica ao seu corpo e à sua pele condicionam a forma como a pele responde às oscilações de peso (em especial na gravidez e na puberdade).
Como prevenir as estrias?
Hidratar, nutrir e proteger. Uma boa nutrição é indispensável.
O ideal é prevenir o aparecimento de estrias. Hidratar e nutrir intensamente a pele impede que a superfície cutânea seque e que as camadas internas estiquem demasiado.
- Use e abuse de óleos como o óleo de amêndoas doces, de sementes de uva ou girassol e de cremes enriquecidos com óleos essenciais;
- Aplique generosamente à noite, antes de se deitar, e faça uma massagem suave e ligeira. Insista nas zonas mais críticas: barriga, ancas, coxas, rabo e peito;
- Evite banhos muito quentes que secam excessivamente a pele;
- Beba muita água ao longo do dia pelo menos 8 copos grandes de água por dia (2 litros), para se manter bem hidratada;
- Elimine doces e gorduras da sua alimentação;
- Pratique exercício físico regularmente.
Qual o tratamentos mais indicado para tratar as estrias na gestação?
Os tratamentos cosméticos e de gabinete disponíveis limitam-se a melhorar a aparência da pele (as estrias ficam mais finas, planas e com menos brilho) e não a fazer desaparecer totalmente as estrias.
Alguns tratamentos consistem na hidratação com ácidos gordos, esfoliação, peelings químicos, mesoterapia, ultrassom para estimulação metabólica e circulatória e laser. Este tipo de tratamentos devem ser sempre validados pelo médico que assiste a gravidez.
A exposição solar ajuda a disfarçar as estrias?
Não, pelo contrário. Os banhos de sol deixam as estrias brancas ainda mais evidentes. Como as estrias têm menor concentração de melanócitos (células responsáveis pela formação da pigmentação da pele – melanina) bronzeiam-se menos do que o resto da pele o que as torna mais distintas e visíveis.
Há determinados ativos cosméticos que são contra indicados durante a gravidez porque podem não ser seguros para o bebé. Informe-se com o seu médico antes de fazer qualquer tipo de tratamento, mesmo preventivo.