Se reparar, praticamente todas as bulas de qualquer medicamento sujeito a recita médica ou de venda livre avisam que as mulheres grávidas não devem usar qualquer medicamento sem conselho médico. Será o paracetamol na gravidez uma opção segura quando é absolutamente necessário tomá-lo?
Paracetamol na gravidez
Estou grávida. Posso tomar paracetamol?
Apesar de a administração de paracetamol (Ben-u-Ron®) em grávidas não ter demonstrado efeitos indesejáveis na gravidez ou na saúde do feto / recém-nascido, o uso de paracetamol na gravidez, deve ser sempre avaliado pelo médico segundo a relação risco / benefício. Pergunte ao seu médico qual a dosagem apropriada antes de o tomar pela primeira vez.
Estou a amamentar. Posso tomar paracetamol?
O paracetamol passa para o leite materno. Como até à data não ocorreram consequências negativas conhecidas em lactentes, como norma, durante o tratamento com paracetamol, a mãe não precisa de interromper o aleitamento.
Como tomar paracetamol?
Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas sobre a forma de tomar paracetamol ou se lhe parecer que este é demasiado forte ou demasiado fraco.
O medicamento deve ser tomado por via oral, com água e sem mastigar.
A toma de paracetamol após as refeições podem atrasar o seu inicio de ação. A dose a administrar depende da idade e do peso corporal.
Existem efeitos secundários?
Como todos os medicamentos, o paracetamol pode causar efeitos secundários em algumas pessoas.
Sendo normalmente bem tolerado em doses terapêuticas, podem no entanto ocorrer frequentemente náuseas ou vómitos, pouco frequentemente diarreia, dor de barriga, obstipação (prisão de ventre) e sensação de ardor na garganta.
Raramente, pode verificar-se a ocorrência de alergias na pele, com comichão, manchas e inflamação. Muito raramente podem ocorrer alterações relacionadas com o sangue e sistema linfático e, em doentes predispostos, broncospasmo.
Esta informação é meramente indicativa não pretendendo, em qualquer momento, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Em caso de dúvida quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação do seu médico ou farmacêutico.