A chegada de um filho constitui, sem sombra de dúvida, uma causa de stress para um casal. Constitui uma enorme alegria, mas traz novas dinâmicas e exige reajustes profundos na vida do casal. Com o segundo filho, a família tem que se reajustar para acomodar novas dinâmicas e o stress aumenta. Com a chegada do terceiro, bem…pode imaginar.
E o nascimento do quarto filho? E do quinto e sexto? Aparentemente, estes causam menos stress nas mães do que três filhos! Admirado? Pois é o que indica uma sondagem realizada pela revista norte-americana TODAY Parents.
Mas porquê três?
E porque é que três filhos são o número mágico do stress? “Não existe espaço suficiente na sua cabeça para perfeccionismo quando atinge os quatro os mais filhos”, explica Janet Taylor, uma psiquiatra norte-americana, ela própria mãe de quatro filhos, incluindo um par de gémeos. Todos eles são agora adultos, mas ela recorda bem a experiência que foi educá-los.
Segundo um artigo publicado pela revista TODAY Parents, a sondagem foi efetuada em 2013, junto de 7.164 mães norte-americanas. Janet Taylor concorda com os resultados da sondagem. “Quantos mais filhos se tem, mais confiantes nos tornamos nas nossas capacidades parentais”, afirma a especialista. “Temos que deixar de stressar…e sentimo-nos gratos simplesmente quando todos chegam à escola a horas”.
“Não existe espaço suficiente na sua cabeça para perfeccionismo quando atinge os quatro os mais filhos.”
A verdade é que quando o número de filhos atinge um número elevado, a vida parece tornar-se, curiosamente, um pouco mais fácil.
Fatores que causam mais stress às mães
Foram mencionados inúmeros fatores que causam stress às mães. As preocupações com finanças e de tentar manter um equilíbrio entre a vida profissional e familiar são dois dos motivos que preocupam as mães. Os resultados da sondagem destacaram ainda os seguintes fatores como causas de stress nas mães:
- Numa escala de um a 10, em que 10 corresponde ao maior nível de stress, o índice de stress relatado pelas mães é em média 8,5
- Nove em cada 10 mães preocupam-se em se manterem em forma e atraentes, o que lhes causa stress
- 72% das mães sentem-se preocupam-se com as quantidades de stress que experienciam
- 60% das mães dizem que a sua maior causa de stress é a falta de tempo para fazerem tudo o que precisam
- 60% das mães dizem que educar raparigas é mais stressante do que educar rapazes
- 46% das mães afirmam que os seus maridos/companheiros lhes causam mais stress do que os filhos
“Algumas mães mal têm tempo para tomar um duche.”
Algumas estratégias que poderão ajudar as mães a melhor lidarem com o stress
A psiquiatra Janet Taylor explicou que na sua clínica lhe aparecem diariamente mães com problemas de stress. “As mães estão perfeitamente a par do facto de não terem tempo de satisfazerem as suas próprias necessidades”, disse. “Esqueça ler um livro, praticar exercício ou passatempos divertidos: algumas mães mal têm tempo para tomar um duche”, reconheceu.
Curiosamente, muito do stress que as mães sentem deve-se a fatores internos. Com efeito, 75% das mães admite sentir stress devido à pressão que põem sobre elas próprias para serem perfeitas. Isto é superior à pressão ou de juízos de valor por parte de outras mães.
Para minimizar situações de stress, Janet Taylor recomenda às mães que sejam capazes dizer não aos filhos, ao marido/companheiro e mesmo aos amigos. Muitas mulheres sentem uma enorme dificuldade em fazê-lo, considera. “Em vez de preparar o almoço perfeito para os seus filhos, vá dar um passeio sozinha. Mesmo que seja apenas por 10 minutos, respire fundo e concentre-se no que necessita”, afirma.
A psiquiatra deixou ainda um exercício para as mães que vivem com stress fazerem: reservarem cinco minutos para desenharem um gráfico circular com secções que demonstrem em que são empregues as horas do seu dia. No lado inverso da folha de papel devem desenhar outro gráfico e indicar o que gostariam de fazer. Finalmente, devem selecionar uma das coisas que gostariam de fazer e arranjar uma forma de a inserir no gráfico (o primeiro) que contém as atividades que preenchem as horas do seu dia.