O Governo lançou a app Creche Feliz, uma aplicação que pretende ajudar os pais a encontrar vagas em creches gratuitas. O programa prevê creche gratuita para as crianças nascidas depois de 1 de setembro de 2021 e conta agora com uma aplicação móvel para facilitar o processo.
De acordo com a nota publicada na página da Segurança Social, “com esta aplicação para telemóvel, será possível pesquisar e obter informação de quais as creches com vagas gratuitas disponíveis na área de residência ou local de trabalho, de uma forma mais simples e direta. A aplicação permite igualmente realizar o pedido de apoio na gratuitidade, caso as famílias selecionem uma creche da rede lucrativa”.
O programa de acesso gratuito às creches entrou em vigor em setembro de 2022, com o objetivo de disponibilizar creche gratuita para as crianças nascidas depois de 1 de setembro de 2021, e que frequentem a rede de creches de aderentes.
Atualmente, desta rede de creches gratuitas, fazem parte 1871 instituições do setor social e solidário, assim como 358 do setor privado. De acordo com dados avançados pelo Governo em março, cerca de 53 mil crianças frequentem creches de forma gratuita, três mil das quais no setor privado.
No lançamento do programa, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social tinha colocado como meta abranger 100.000 crianças num período de três anos.
O acordo entre o governo e as organizações representativas do setor social e solidário (União das Misericórdias, Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, Confecoop e União das Mutualidades), garante que a gratuitidade inclui “todas as atividades pedagógicas desenvolvidas (exceto, atividades extra projeto pedagógico), a alimentação, os custos com inscrições e seguros, assim como os custos com períodos de prolongamento do horário de funcionamento”.
A app Creche Feliz está disponível para dispositivos Android e iOS e também disponibiliza as informações de localização e contacto das creches gratuitas com vagas.
24 de abril 2023