A Direção-Geral de Saúde (DGS) alerta que crianças e idosos devem ficar em casa, enquanto se mantiver a presença da massa de poeiras provenientes do Norte de África. A massa de ar que atinge Portugal por estes dias está a provocar uma fraca qualidade do ar no continente.
O mesmo alerta é deixado também pela entidade dedicada à saúde, a asmáticos e pessoas com problemas cardiovasculares. Caso seja imperativo sair à rua, é importante que estejam a usar a já habitual máscara em qualquer circunstância, mesmo que estas pessoas circulem sozinhas.
A DGS desaconselha também a prática de exercício ao ar livre, pelo menos durante o dia de hoje, quarta-feira. Estes alertas foram deixados da página online da DGS, com a informação que o seu efeito pode começar a enfraquecer com a ocorrência de chuvas previstas para algumas zonas do país.
A chuva ajudará a dissipar as concentrações de partículas ou poeiras no ar, que segundo a DGS “tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, nomeadamente nas crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”.
Deve-se também evitar a exposição a demais fatores de risco, como fumo de tabaco e outros, assim como contacto com produtos irritantes. A autoridade de saúde sublinha várias vezes neste comunicado a importância de “cumprirem as recomendações para a população geral, as crianças, os idosos e os doentes com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma, ou problemas cardiovasculares devem permanecer no interior dos edifícios e, se viável, com as janelas fechadas”.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera diz que a concentração diminuirá ao longo do dia de hoje, com a aproximação de uma nova depressão que trará consigo chuva a partir de amanhã, 1 de abril.
Caso se agravem sintomas ou existam dificuldades respoiratórias, é aconselhável contactar a Linha Saúde 24.
31 de março 2021