Seja qual for a fase em que os filhos se encontram, há uma preocupação constante a todos os pais: escolher o melhor para os pequenos. Isso toma outras proporções quando chegada a altura de inscrever as crianças no berçário ou escola.
Foi a pensar neste momento tão particular e sensível para os pais, que a empresa portuguesa Growappy lançou uma plataforma na qual existe uma lista de dez mil escolas, situadas de norte a sul do país, onde os pais podem consultar desde berçários, às escolas de 1.º, 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário, sejam elas públicas, privadas, IPSS (Instituções Particulares de Solidariedade Social) ou escolas especializadas.
Disponível de forma gratuita, tanto para o software IOS como para o Android, a aplicação Growappy disponibiliza inúmeras informações essenciais para dotar os pais de uma escolha consciente e informada do estabelecimento de ensino onde inscrevem o seu pequeno, já que isso poderá fazer toda a diferença tanto no seu percurso académico e desenvolvimento (motor, emocional, na formação e consolidação da sua identidade e apreensão de determinados valores).
Na plataforma poderá então ficar a saber a localização da escola, quais as suas infraestruturas, a segurança, os serviços de transporte público em redor da instituição, qual a qualidade e tipo de alimentação a que a escola dá primazia, qual a pedagogia de ensino e as atividades extracurriculares disponibilizadas. Todos estes pontos podem apenas e por si só constituir um fator determinante na escolha de uma escola em detrimento de outra, mas a plataforma não se fica por aqui. Existe ainda uma secção na qual os encarregados de educação podem deixar a sua opinião sobre o serviço e funcionamento da escola (acessível a todos).
Convenhamos que saber os pormenores de determinados serviços é importante, mas também o é saber a opinião das pessoas que confiaram os seus filhos àquele espaço e profissionais de ensino (desde as educadoras, às professoras, cozinheira, até às auxiliares). Afinal qual é o pai/mãe que não quer que o local onde o seu filho vai passar a maioria das horas dos seus próximos anos seja como uma segunda casa?
Em comunicado, Nuno Gomes, CEO da Growappy, esclareceu que foi precisamente por esse motivo e especialmente “nesta fase de condições adversas em que vivemos, a plataforma irá ajudar a famílias a tomarem uma decisão mais ponderada com base nas opiniões de outros pais“.
O projeto surgiu porque, assim como tantas outras famílias, Nuno Gomes deparou-se com inúmeras dificuldades quando procurava uma creche para o filho. Atulhado de informação e envolto em processos muito burocráticos, Nuno apenas procurava um espaço com “boas condições, bons educadores e uma pedagogia de ensino que estimulasse o desenvolvimento de competências criativas e o contacto com a natureza”.
O problema é que conseguir juntar todos estes fatores entre milhares de opções não foi tarefa fácil. “Percebi que este era um problema comum à maior parte das famílias, que questionam de forma meticulosa todas as decisões que tomam em prol das suas crianças”: explicou em comunicado.
Da necessidade surgiu a solução. Além de ajudar a encontrar a escolha ideal, a Growappy permite que os pais tenham acesso ao desenvolvimento das competências adquiridas pelos filhos em tempo real, uma vez que a aplicação poderá também ser utilizada pelos educadores para registar as rotinas diárias e aprendizagens das crianças.