Quando um bebé ou uma criança pequena dorme bem e durante toda a noite, os pais também o farão. Um estudo norte-americano sugere que os 3 anos são a melhor idade para as crianças fazerem a transição do berço para a cama. Saiba porquê.
A investigação, liderada por Ariel Williamson do Hospital Pediátrico de Filadélfia, consistiu na recolha de dados de cerca de 2000 cuidadores de crianças com idades entre os 18 e os 36 meses. No grupo de cuidadores e pais estavam presentes diferentes nacionalidades: Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos.
Devido ao patrocínio da Johnson & Johnson, os dados foram submetidos na aplicação móvel Johnson’s Bedtime, que permite inserir estas informações. A investigação descobriu que o número de bebés a dormir em berço tinha tendência a diminuir com a idade.
63% dos bebés dormiam num berço, dos 18 aos 24 meses, em comparação com 34% que ainda dormiam no mesmo tipo de cama dos 24 aos 30 meses e 13% dos 30 aos 36 meses. A conclusão foi que as crianças que ainda dormiam em berço eram as que dormiam melhor e mais tempo.
Segundo a investigação, as crianças que dormiam em berço tinham tendência a adormecer mais cedo e a dormir durante períodos de tempo mais longos. Apresentavam também menos resistência assim que chegava a hora de ir para a cama. A consistência deste tipo de comportamento foi verificada também nos benefícios para toda a família.
A transição do berço para a cama poderá ir até aos 36 meses, ou 3 anos de idade, para manter uma melhor qualidade de sono. Em estudos futuros, os investigadpres esperam usar esta mesma aplicação da Johnson & Johnson para estudar a forma como os pais fazem a transição do berço para a cama e o que os motiva a levar a cabo essa mudança.
25 de outubro 2022