Um novo aparelho que pode revolucionar o diagnóstico de pneumonia em casos pediátricos está a ser testado no Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), no Porto. O aparelho é um ecógrafo de bolso, cuja utilização bem-sucedida pode vir a reduzir a exposição à radiação e toma de antibióticos.
Com este aparelho, o pediatra consegue fazer uma ecografia ao pulmão, num espaço mais confortável para as crianças pacientes. Através de transmissão bluetooth para o telemóvel ou tablet, a equipa do Centro Materno Infantil do Norte consegue ver o pulmão em tempo real.
O ecógrafo de bolso vai continuar a ser testado ao longo de um ano em crianças internadas no Centro Materno Infantil do Norte. Os testes podem ser feitos no conforto dos quartos das crianças internadas, em vez de terem de se deslocar para uma sala de raio-x.
Uma ecografia simples através deste dispositivo portável poderá ser algo revolucionário no diagnóstico de pneumonia em crianças, mas também de outras doenças. Manuel Magalhães, pediatra do CMIN falou à SIC Notícias, referindo uma grande aceitabilidade por parte das crianças, na utilização deste meio de diagnóstico não invasivo.
A utilização do dispositivo ainda se encontra numa primeira frase de um plano já estruturado para se continuar a testar. Assim que se concluir que o diagnóstico funcionar, o estudo focado na utilização do aparelho para diagnóstico da pneumonia poderá ter início.
A SIC Notícias abordou também alguns pais com crianças internadas na unidade, que se mostraram satisfeitos com este tipo de ecografia, que permite que os mais pequenos estejam distraídos a brincar, ou no colo dos pais, enquanto o exame se realiza.
O objetivo é que, uma vez validada a eficácia da ecografia pulmonar de bolso, o aparelho seja usado noutros contextos, como nas urgências e em consultas em hospitais de todo o país.
30 de janeiro 2023