Imagem retirada da conta da Operação Nariz Vermelho no Instagram
Perante a atual pandemia, o contacto presencial, a Operação Nariz Vermelho deu a volta ao problema da melhor forma! Assim, não podendo visitar presencialmente e alegrar as crianças hospitalizadas, lançou o projeto “Palhaços na Linha”.
Este projeto leva os Doutores Palhaços às crianças hospitalizadas mas “na Linha”, ou seja, de forma virtual. Desta forma, a Operação Nariz Vermelho pode continuar a espalhar sorrisos e gargalhadas pelas alas pediátricas dos hospitais do país.
Com este novo modelo, os Doutores Palhaços chegam às alas pediátricas dos hospitais através de um tablet, podendo comunicar em tempo real com as crianças.
“O “Palhaços na Linha” é todo um outro nível. Permite criar números específicos em cada quarto e com cada criança, ajudando-a a afastar-se, por momentos, da realidade que vive no hospital”, observou Fernando Escrich, Diretor Artístico da Operação Nariz Vermelho.
Mais, através do ecrã do tablet a dupla dos Doutores Palhaços continua a dar as suas “consultas” personalizadas, independentemente das medidas ditadas pela evolução da pandemia por Covid-19.
Fernando Escrich explicou ainda que a denominação “Palhaços na Linha” possui um duplo sentido. Primeiro, refere-se ao facto de o projeto ser realizado por via da internet, ou seja, “na linha”. Segundo, porque os Doutores Palhaços vão continuar a espalhar alegria, mas mantendo-se “na linha”, ou seja, respeitando todas as normas e seguindo as regras.
Este projeto sucede à TV ONV (Operação Nariz Vermelho), um canal criado no Youtube em março do ano passado e que disponibilizava vídeos caseiros diários com os Doutores Palhaços. Os vídeos continuam disponíveis para o público geral.
“Palhaços na Linha” chega já a 13 hospitais
Atualmente, o projeto “Palhaços na Linha” encontra-se disponível em 13 hospitais do país, de norte a sul do país. A norte temos o IPO-Porto, Centro Materno-Infantil do Norte, Centro Hospitalar de Gaia-Espinho, e Hospital de Braga. Já no centro, o projeto chega ao Hospital Pediátrico de Coimbra. No sul, está presente na grande Lisboa, no Hospital Garcia de Orta (Almada), Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca (Amadora), Beatriz Ângelo (Loures), Hospital de Cascais, Hospital do Barreiro, Hospital D. Estefânia, Hospital de Santa Marta e Hospital de Santa Maria.
Segundo um artigo no Correio do Minho, vários estudos demonstraram já o impacto positivo do projecto Operação Nariz Vermelho junto das crianças e jovens internados, mas também dos pais e profissionais de saúde.
O “Hospital dos Pequeninos” é outra iniciativa muito positiva que prepara as crianças para uma eventual hospitalização.
24 de fevereiro de 2021