A Human Rights Watch (HRW) divulgou um relatório que documenta que o encerramento de escolas devido à pandemia, descrito pela ONG como “sem precedentes”, prejudicou a educação de 9 em cada 10 crianças e adolescentes em idade escolar.
A ONG pede que a educação volte a estar no centro dos planos de recuperação pós-pandemia. Uma das prioridades dos governos, segundo a HRW, deverá ser responder aos danos provocados pelo encerramento das escolas por causa da Covid-19. Segundo a estimativa da organização, no relatório divulgado esta semana, é que 90% das crianças e jovens em idade escolar, em todo o mundo, tiveram a sua educação prejudicada pela pandemia.
“Os anos não esperam por eles”: o efeito pandemia na educação
O relatório apresentado pela ONG é intitulado “Os anos não esperam por eles: Aumento das desigualdades no direto das crianças à educação devido à pandemia de Covid-19”, e conta com 125 páginas.
Além da falta de recursos que afetou muitas famílias, a Human Rights Watch mencionou no relatório, que muitas crianças e jovens tiveram de abandonar a escola e trabalhar, enquanto que outros, devido à idade e outros fatores, deixaram de estar abrangidos pelo ensino gratuito ou obrigatório, em certos países.
A HRW considera que os governos devem dedicar, rapidamente, os recursos necessários para “melhorar, mitigar e corrigir as desigualdades de longa data nos sistemas educativos”. Desigualdades estas que se exacerbaram durante a pandemia.
“Com milhões de crianças privadas de educação durante a pandemia, chegou o momento de reforçar a protecção do direito à educação através da reconstrução de sistemas educativos melhores e mais equitativos e robustos”, afirma Elin Martinez, investigadora sénior da HRW para a área da educação.
A investigação foi feita com base num trabalho de campo executado entre abril de 2020 e abril deste ano, envolvendo entrevistas a mais de 470 estudantes, pais e professores de 60 países. Portugal não consta desta lista.
A ONG observou que a “forte dependência” do ensino online, verificada em vários países após o encerramento das salas de aula, “exacerbou a distribuição desigual existente ao nível do apoio à educação”. também se concluiu que muitos governos não tinham políticas ou recursos para que a implementação do ensino e aprendizagem online estivesse garantida de forma igual para todas as crianças.
Em abril de 2020, cerca de 1,4 mil milhões de estudantes (dos mais diferentes graus de ensino) estavam sem aulas em mais de 190 países. Os estabelecimentos de ensino encerraram no sentido de tentar travar a propagação das infeções por Covid-19.
As estimativas apontam que 90% das crianças e jovens em idade escolar no mundo tiveram a sua educação prejudicada pela pandemia. No relatório, a HRW também diz que os danos verificados na educação de muitas crianças em todo o mundo estão sustentados em questões precedentes à Covid-19, e que a simples reabertura das escolas não é a solução.
19 de maio 2021