“Pelos sonhos do Tomás” é o nome de uma campanha que pretende angariar fundos para que o pequeno Tomás possa fazer parte de um ensaio clínico que se realiza em Espanha e nos Estados Unidos da América e tem um custo de aproximadamente 400 mil euros.
Tomás, de sete anos de idade, quer aprender artes marciais e, à semelhança de outros meninos da sua idade, vibra com a possibilidade de um dia poder ser jogador de futebol. Mas para isso, há que combater e vencer primeiro talvez a maior partida da sua vida, aquela disputa contra o cancro.
A criança foi diagnosticada com um neuroblastoma há um ano e encontra-se desde então a fazer tratamentos no Instituto Português de Oncologia do Porto. Visto terem já tentado diversas terapêuticas e até ao momento nenhuma tido o resultado pretendido, os pais do menino, Ana Costa e Ricardo Vilaça, decidiram criar uma página no Facebook com uma campanha com o objetivo de angariar fundos para que a criança possa fazer parte de um ensaio clínico, a decorrer em Espanha e nos Estados Unidos da América, para curar a doença.
“Pelos Sonhos do Tomás”: a campanha de sensibilização e corrente de energia positiva
Lançada na passada sexta-feira no Facebook pelos pais, a campanha “pelos sonhos do Tomás” é já um furor na internet. A corrente de solidariedade logo se fez sentir com centenas de comentários, gostos e partilhas pelas mais diversas redes sociais. “Sentir o apoio das pessoas é fabuloso. Não é só o dinheiro que importa”, declara a mãe, Ana Costa, em entrevista ao Jornal de Notícias.
Nova esperança
Os tratamentos do ensaio clínico a que se querem submeter “não têm comparticipação”, mas têm tido resultados promissores noutras crianças com a mesma condição. “O pai de um menino [seguido no IPO] gastou cerca de 400 mil euros. Mas o cancro esteve três anos em remissão. Recidivou em maio. Conseguiram, pelo menos, mais três anos de vida para o filho. Eu estou com fé que, ao conseguir três anos, consigo a vida toda. Deixá-lo ir é que não dá. Quero sentir que fizemos tudo”: conta, explicando ainda que este tratamento inovador conjuga quimioterapia com imunoterapia e ainda vacinação.
Segundo Ana Costa, até à data, Tomás fez já “oito ciclos de quimioterapia, uma cirurgia altamente invasiva, um autotransplante, vários ciclos de radioterapia e três ciclos de imunoterapia invasiva”. Mesmo com todos estes tratamentos invasivos, a mãe enfatiza que, após cada um deles, “recuperava e sorria sempre”.
Atualmente, o menino vai começar novo ciclo de quimioterapia.
Para ajudar esta família pode fazer um donativo para o seguinte IBAN:
PT50000700000051080394123.
07 de outubro de 2020