A rede social TikTok está a ser acusada, na Europa, de permitir a existência de publicidade escondida dirigida a crianças. O TikTok, particularmente popular junto da população infantil, já foi alvo de queixa oficial por parte do BEUC, grupo europeu de defesa dos consumidores.
A queixa por parte do BEUC foi submetida junto da Comissão Europeia. Com base na investigação da organização, a rede social parece estar a infringir direitos dos utilizadores, além de não estar a proteger os seus utilizadores, que são sobretudo crianças, daquilo de dizem ser “publicidade escondida”.
A organização europeia denuncia que o modelo de publicidade do TikTok contribui na proliferação de marketing escondido. Os jovens utilizadores são incentivados a participar em desafios com hashtags criadas ou associadas a marcas, e desta forma criam conteúdo promocional.
Segundo o site do BEUC, “como influenciadores populares são frequentemente o ponto de partida para esse tipo de desafios, o propósito comercial é habitualmente mascarado”. A organização acusa ainda a rede social de origem chinesa de não proteger os mais jovens de conteúdos inapropriados.
Segundo o BEUC, vários dos termos que constam nas condições de utilização da plataforma são ambíguos, o que também acontece com os direitos de utilização dos conteúdos partilhados, que garantem ao TikTok a possibilidade de usar, distribuir e reproduzir os vídeos dos seus utilizadores.
A organização denuncia falta de clareza na forma como recolhe e utiliza os dados fornecidos. A popularidade do TikTok na Europa cresceu exponencialmente, sem contudo se pôr em prática a proteção dos seus utilizadores mais jovens e suscetíveis.
Além da queixa junto da Comissão Europeia, o BEUC informa que organizações de consumidores de 15 países já alertaram também as autoridades locais e solicitaram uma investigação à conduta da rede social.
Esta situação revela-se como um aviso aos pais dos utilizadores mais jovens desta rede social.
19 de fevereiro 2021