QUAKE é o novo museu imersivo em Lisboa que conta a história do terramoto que destruiu a cidade, em 1755.
Nesta experiência imersiva e pedagógica, os visitantes viajam no tempo e são convidados a fazer parte de cenários realistas que prometem animação, mas, acima de tudo, uma boa dose de conhecimento.
Com todo o rigor histórico e científico e recurso à melhor tecnologia, o QUAKE explica factos e curiosidades sobre este trágico acontecimento. Os visitantes assumem o centro da experiência para melhor compreender o terramoto que transformou a sociedade portuguesa do século XVIII e a forma inovadora como a baixa pombalina foi reconstruída.
Conhecimento e emoção num único espaço
O terramoto decorreu a 1 de novembro de 1755, Dia de Todos os Santos, quando decorriam várias missas com velas por toda a cidade. As velas que iluminavam o interior dos espaços deram origem a fogos sem proporções, resultando numa verdadeira catástrofe.
O ponto alto da experiência no QUAKE culmina, assim, no simulador da igreja, onde os visitantes sentem a terra a tremer. Jogos de luzes, projeções a 4D, sons, cheiros, vento… tudo para tornar a experiência o mais real (e assustadora!) possível.
Pode confiar que tudo o que vai ver, ouvir e ler neste museu provém de fontes 100% credíveis. Os responsáveis do projeto queriam passar o conhecimento de uma forma bastante rigorosa e contaram com a colaboração de cientistas, professores sismólogos e historiadores.
QUAKE quer informar sobre o que fazer em caso de uma nova catástrofe
E como todos sabemos que a terra vai voltar a tremer em Portugal, é, também, missão do QUAKE providenciar informação para que nos possamos preparar para um sismo forte. Aliás, há pormenores bem simples que podem fazer toda a diferença e, aqui, o projeto apela à participação das crianças (+6 anos), que estão cada vez mais conscientes destes temas.
Há muito para aprender durante o percurso do QUAKE, dividido por várias salas temáticas, que ocupam 1800 metros quadrados divididos por três pisos. A visita dura cerca de uma hora e meia, com sessões de dez em dez minutos.
O museu imersivo está aberto ao público todos os dias da semana e os bilhetes (a partir de 21€) podem ser comprados online (as reservas com antecedência beneficiam de desconto).