“Onde é que já vi este filme”? Perguntou-se ironicamente, sim? Parece “um clássico”. O seu filho teve um dia cheio, está exausto, mas, na hora de ir para a cama volta a estar fresco como uma alface. Também os pais estão exaustos, querem pelo menos uns minutos para relaxar ou aterrar na cama para dormir.
O problema é que muitas vezes não sabemos por que razão a criança não quer dormir. Pois a solução começa precisamente aí: descobrir o porquê.
Pode ser a rotina da hora de dormir: se não é atraente para o seu filho, mude-a. Ofereça-lhe algo que o faça aspirar pela hora de ir dormir. Pode ser ler-lhe um livro (se não o faz já), brincar com um fantoche, um banho com brinquedos, etc. O importante é que a atividade não mantenha o seu filho desperto.
- Sono infantil: a importância da rotina do sono
- O seu filho dorme mal? Já pensou em contratar uma consultora do sono?
Os dispositivos digitais com ecrã devem ser abandonados uma boa hora antes de dormir.
Contudo, se o seu filho até gosta da rotina e mesmo assim resiste em ir dormir, tente descobrir o porquê. Apresentamos algumas das “desculpas” mais clássicas e possíveis soluções para ultrapassar este problema tão comum.
O seu filho está demasiado cansado
Por vezes, ainda não é hora de jantar, e as crianças estão cheias de sono, prontas para dormir. Não tendo ainda jantado, a nossa tendência será naturalmente mantê-las acordadas. Contudo, mais tarde, a letargia dá lugar a um inesperado surto de energia e a criança recusa-se a ir dormir. A adrenalina não deixa a criança acalmar.
Nestes casos, a solução é antecipar a hora de ir para a cama pois assim pode evitar a exaustão na criança. Antecipe a hora de jantar e estabeleça uma rotina tranquila e demorada antes de por o seu filho a dormir.
O seu filho não se sente cansado
Muitas vezes, à hora de ir para a cama a criança está totalmente desperta (e não com um surto de adrenalina)! Vai pô-la na cama e, claro, não dorme! Quantas vezes não aconteceu ter o seu filho na cama a chamá-lo porque tem fome, depois sede, depois comichão e depois vontade de fazer xixi?
Nesta situação, procure descobrir o que está a manter o seu filho desperto. Pode ter sido uma sesta dormida demasiado tarde ou demasiado longa. Se for esse o caso, ajuste a hora da sesta. Senão, procure que o seu filho tenha mais atividade física e no exterior no período da tarde. O cansaço físico faz maravilhas pelo sono.
O seu filho tem medo de monstros, ladrões, fantasmas…
Qual foi a criança que nunca teve medo do monstro debaixo da cama? Ou que haja um ogre escondido no roupeiro? Ou das sombras? As crianças têm uma imaginação fantástica, mas que pode também causar-lhes medos. Mas lembre-se, os medos são reais e irão manter o seu filho acordado.
O seu filho precisa de ser confortado e sentir segurança para enfrentar esses “monstros”. Dizer-lhe que não existem, não será a solução pois provavelmente ele continuará a “ver” ou “ouvir” o que o assusta.
A solução poderá ser simplesmente uma luz de presença ou música relaxante pois irão confortar a criança. Ou então procure algo criativo, como dizer que o seu édredon tem poderes mágicos ou oferecer-lhe um peluche que repele os monstros. Use a sua imaginação.
O seu filho está demasiado ocupado
Por estranho que pareça, não é forçosamente uma desculpa esfarrapada. Com tantas coisas empolgantes para fazer, é natural que a criança não queira “desperdiçar” o seu precioso tempo a dormir. Talvez queira terminar uma construção de legos ou um jogo. Neste sentido, ir dormir será um prospeto extremamente aborrecido.
A solução é muito simples e já falámos dela atrás. A criação de uma rotina na hora de ir para a cama com algo que faça a criança aspirar por esse momento deverá resolver o problema. Procure evitar apresentar-lhe novidades à hora de dormir que a estimulem e que irão mantê-la desperta.
O seu filho vive pela premissa “a curiosidade matou o gato”
Quando a criança está na cama à espera de adormecer, os ruídos domésticos podem fazê-la sentir que está a perder algo. E claro, sendo curiosa, como a grande maioria das crianças é, vai querer investigar. Afinal, poderá estar a perder uma oportunidade de fazer ou presenciar algo verdadeiramente incrível!
Quando isto acontece, o melhor será abafar os ruídos domésticos com uma música suave ou tentar diminuir os sons na casa. A criança relaxa porque não há sons estimulantes e a música acalma, e acabará por adormecer.
O seu filho não quer separar-se da sua companhia
A ansiedade da separação é um sentimento bem real nas crianças. As crianças querem estar com quem amam e com quem as faz sentir seguras. Este sentimento é muito propenso a surgir à noite, quando a criança fica sozinha no seu quarto.
Muitos pais acabam por ficar no quarto até que a criança adormeça. Contudo, adotar uma rotina na hora de dormir faz parte da solução. Procure aproveitar esse precioso momento pois vai fortalecer os laços que o unem ao seu filho. Com a sociedade de hoje que vive a correr, passar uns momentos diários só com o seu filho é algo inigualável.